Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA
É Ano Santo! Somos também peregrinos da Esperança! - Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança

CARTA PONTÍFICIA A UNIÃO SACERDOTAL PIO V

  

IOANNES EPISCOPUS

SERVUS SERVORUM DEI


CARTA PONTÍFICIA A UNIÃO SACERDOTAL PIO V


Ao Venerável Irmão Cardeal, Henrique Gänswein e aos queridos Filhos da União São Pio V, de Aparecida (Brasil).


A unidade da Igreja é um dom, que vem-nos do Senhor, Pastor e Cabeça do Corpo Místico, mas que, ao mesmo tempo, exige a resposta efetiva de cada um dos seus membros, acolhendo a premente oração do Redentor: "Ut omnes unum sint, sicut tu, Pater, in me et ego in te, ut et ipsi in nobís unum sint: ut mundus credat quia tu me misisti" (Jo 17, 21).


Foi com a maior alegria que recebemos a tua Carta de 16 de Julho, com a qual a inteira União deseja a ereção da Administração Apostólica.


Tomamos nota, com vivo regozijo pastoral, do vosso propósito de colaborar com a Sé de Pedro na propagação da Fé e da Doutrina Católica, no zelo pela honra da Santa Igreja - que se ergue como "Signum in nationes" (Is 11,12) - e no combate aos que tentam destruir a Barca de Pedro, inutilmente porque "as portas do inferno não prevalecerão contra Ela" (Mt 16, 18).


Damos graças ao Senhor, Uno e Trino, por tão boas disposições!


Em vista destas considerações e para a maior glória de Deus, o bem da Santa Igreja e aquela lei suprema que é a salus animarum (cf. cân. 1752 CIC), acolhendo com afeto o vosso pedido de ser reconhecidos pela Igreja, reconhecemos canônicamente a vossa pertença a ela e a vossa união.


Ao mesmo tempo, te comunicamos, Venerável Irmão, que se encontra em fase de preparação o documento legislativo devido.


Neste documento, a União será erigida canônicamente como Administração Apostólica, de caráter pessoal, diretamente dependente desta Sé Apostólica e com território na Arquidiocese de Aparecida. Tratar-se-á de uma jurisdição cumulativa com a do Ordinário do lugar. O seu governo te será confiado, Venerável Irmão, e será assegurada a tua sucessão.


Será confirmada à Administração Apostólica a faculdade de celebrar a Eucaristia e a Liturgia das Horas conforme o Rito Romano e a disciplina litúrgica codificados por São Pio V, com as adaptações introduzidas pelos seus sucessores até os dias atuais.


Não nos passou despercebida a significativa data na qual foi assinada a tua Carta, ou seja a festa da Bem-aventurada Virgem Maria, sob o título do Carmo, mãe e rainha do Carmelo. É a Ela, Santa Mãe de Deus e da Igreja, que confio este ato, com o desejo, que se faz preces, de uma sempre mais harmônica convivência entre o clero e os fiéis dessa União e da querida Arquidiocese de Aparecida, para um renovado vigor autenticamente missionário da Santa Igreja.


A todos os membros da União São Pio V, de coração, concedemos uma especial Bênção Apostólica.


Dado em Roma, junto de São Pedro, no décimo oitavo dia do mês de julho de dois mil e vinte e dois, primeiro de meu Pontificado.