Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA
É Ano Santo! Somos também peregrinos da Esperança! - Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança

Decreto- vita laico




Decreto de liberação da vida laical na Santa Sé

Decreto Vita Laico

 



 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 
 
Mateus 5:13,14

 

Por isso, o dito de Jesus em Mt 5,13-14 pretende provocar a consciência dos seus ouvintes para uma maneira sábia de conduzir a fé. Não é plausível que uma pessoa acenda uma lâmpada ou uma luminária para escondê-la depois. Da mesma maneira, o povo de Deus é chamado a ser luz para as nações, no sentido de testemunhar a Deus diante dos povos, a fim de que estes também caminhem ao encontro do Senhor. 

Os leigos e as leigas tomam parte do povo de Deus a partir da sua vocação específica em virtude do Batismo-Crisma. Pelo Batismo-Crisma os leigos e as leigas fomos incorporados em Jesus e iluminados por seu Espírito. A luz do Ressuscitado que afugenta as trevas da morte, do medo e do pecado deve brilhar através da Igreja, também por meio da função que nós leigos e leigas somos chamados a desempenhar na Igreja e na Sociedade, a saber, o anúncio alegre do Evangelho que transforma as vidas. Precisamente, ser sal da terra e luz do mundo é arriscar-se nos caminhos das bem-aventuranças do Reino. Nas realidades marcadas pela maldade do coração humano, aqueles que crescem na fé brilham diante dos homens, na comunidade e/ou fora dela, não como vantagem própria, mas para ajudar o mundo a superar a enferma distância de Deus. 

 

Diante desse exposto que Jesus Cristo nós faz, somos chamados a ser sal e luz do mundo, em especial aos leigos e leigas de Deus na Santa Sé do Minecraft, através de uma análise constante e aprofundada diante da necessidade e expansão da igreja do Minecraft, e uma possível renovação no modo de vida dentro do próprio jogo, e com a intuição de sermos uma igreja viva por completo mesmo estando dentro de um jogo, olhamos e vermos que e necessário ter misericórdia desse povo que necessita e tem uma vocação especial que e ajudar a construir o reino de Deus dentro do jogo, várias pessoas ao longo da sua convivência dentro da Santa Sé, clamava e pedia a liberação da vida e abertura das portas aos leigos de Deus para colabora na construção dessa missão virtual, a poucos dias atrás diante da igreja de Roma, chegou um pedido do então Dom Marcos Aurélio Arcebispo Emérito de Fortaleza, analisando bem e vendo que estamos cada vez mais olhando e cuidando como o próprio Cristo cuida da igreja através dos seus discípulos e apóstolos. 


Então fica através desse decreto fica liberado as arquidioceses e dioceses da Santa Sé do Minecraft, a acolhida de leigos e leigas dentro das mesmas para um trabalho pastoral mais abrangente 

Seguindo as normas estabelecidas por esse decreto. 


  • § Toda e qualquer arquidiocese que for receber e acolher leigos e leigas na mesma, faz se necessário a criação de um grupo para os leigos e leigas separado do da arquidiocese e do grupo principal, para uma comunicação elaborada entre a comunidade arquidiocesana e o seu clero. 


  • § Fica também decidido que todos os leigos e leigas, serão distribuídos entre as paroquias da arquidiocese para realizar seu trabalho pastoral, diante do auxílio do padre responsável da paroquia. 

  • Diante da necessidade fica disponível que os leigos recebam os sacramentos conforme as introduções que a Santa Igreja do Minecraft orienta sobre esse assunto. 


  • § A necessidade de estarmos em união com os leigos das arquidioceses, se faz necessário que mensalmente realize um evento, retiro, confraternização ou um momento que envolva todos os leigos e leigas diante do Santo padre, para conhecimento mútuo entre a igreja e seus fies leigos. 


  • § Todos os leigos e leigas destinadas a suas arquidioceses, e necessário e obrigatório obedecer e seguir as determinações dos seus arcebispos, o mesmo não seguindo por meio desse decreto fica liberado a elaboração do afastamento do mesmo. 


  • § Em toda e qualquer dificuldade da arquidiocese sobre os leigos e leigas, faz se necessário encaminha-lo a Nunciatura Apostólica do Brasil, para solução do problema.


A vida laical e necessária na vida da igreja pois diante dessa vocação a igreja cresce e renova todos os dias seu compromisso com os mais necessitados através da ajuda e colaboração desses fieis leigos leigas de Deus, então bispo, padres, diáconos e seminaristas, cuidem dos seus colaborados leigos para uma missão mais produtiva e frutuosa da Santa Igreja do Minecraft. 



* Torna efeito esse decreto a parti da sua publicação, ate o dia de sua revogação.

A parti da publicação desse decreto fica autorizado, a elaboração dos afastamentos dos leigos pelos seus bispos.


Roma,  05 de dezembro de 2020. 

 
 

+ S Papa Franciscus 

Servus Servorum Dei