BULA DE NOMEAÇÃO
Ao dileto filho, Dom Otávio Cardeal Silva, até então Bispo-auxiliar de Roma, nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém, e a todos que a esta lerem ou tomarem conhecimento, saúde e bênção apostólica.
"Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais” (Evangelho de São Mateus 6,7-8). Jesus, nesta passagem, nos mostra que Deus, como Pai amoroso, conhece as necessidades de seus filhos antes mesmo que eles façam seus pedidos. Não devemos, portanto, temer a nada pois, o Senhor, nosso Deus, nos segura pela mão e nos diz: “Nada temas, eu venho em teu auxílio. ” (Cf. Livro do Profeta São Isaías 41,13).
Embora já seja do conhecimento de Deus as nossas necessidades, ainda é necessário que peçamos com fé e confiança que o Pai nos dê o que precisamos. São Paulo nos diz que devemos orar sem cessar (Cf. I Epístola aos Tessalonicenses 5,17). Devemos demonstrar através de nossas súplicas, a nossa dependência em Deus.
Então, volto meus olhares a ti, estimado Dom Otávio, bispo que mantém sempre essa vida de oração, confiando totalmente nos desígnios do Senhor e deixando que seja feita a Sua vontade. Com isso, mostra-se como um verdadeiro Bom Pastor. Pastor esse, que veio em nome de Deus para tomar conta do rebanho, cuidar, defender, procurar, reunir e conduzir o rebanho de Deus [1].
Portanto, tendo sido confiada a mim, como Vigário de Cristo, a missão de pastorear toda a Igreja e cuidar para que todas as ovelhas sejam conduzidas pelo caminho certo, volto meus olhares para a Arquidiocese de Belém, que te recebeu, amado filho, como Arcebispo, tendo a missão de pastorear o rebanho que, sem Pastor, encontrava-se desgarrado como ovelhas.
Destarte, para maior bem do Rebanho dessa Arquidiocese, exercendo meu papel de manter o bem de todos os fiéis e vendo em ti a imagem do Bom Pastor, bem como, todas as qualidades para tal ofício, nomeio-te Arcebispo da Arquidiocese de Belém, gozando de todos os direitos e deveres de tal nomeação.
Lembro-vos ainda do importante ensinamento de São João Crisóstomo quando diz: “Nada se compara em valor à oração; ela torna possível o que é impossível, fácil o que é difícil. ” Embora sejamos todos limitados, Deus nos dá a graça de alcançar o que desejamos através da oração. Sendo assim, exorto-vos: Nunca deixeis de rezar, confiar e ter fé.
Sem mais, desejo-vos um frutífero pastoreio nessa Arquidiocese, fazendo de ti, a verdadeira imagem do Bom Pastor. Obsecro a São Toríbio de Mongrovejo, padroeiro dos bispos da América Latina, que vos auxilie nessa sua nova missão.
Dado em Roma, junto de S. Pedro, aos dois dias do mês de dezembro, no ano do Senhor de 2020, primeiro do nosso Pontificado.
+ S Papa Franciscus
Servus Servorum Dei