SACRO CONCÍLIO LATERANENSE
QUARTA CONGREGAÇÃO GERAL
ÂMBITO CANÔNICO
———————————
Aos dezesseis dias do mês de janeiro do ano de dois mil e vinte e três, às vinte uma horas, reuniram-se os Padres Conciliares, fiéis a sã doutrina na inefável busca de compreender a missão digital e expandir a evangelização de forma que não se perca de vista de forma alguma os santos dogmas de fé proclamados pelo Sagrado Magistério, para a quarta Congregação Geral do Concílio Lateranense II, na qual, fora abordado o âmbito canônico.
Após os ritos iniciais e o canto solene do Veni, creátor, Dom Pietro Ferraz, fez a oração inicial e com o auxílio de Deus e da Virgem Santíssima, Mãe da Igreja, declarou aberta a quarta Congregação Geral do Concílio Lateranense II.
Dom Pietro fez a monição inicial explicando o que iria acontecer apresentando as pautas para a primeira Congregação: 1. O povo de Deus na Comunidade; 2. A estrutura e natureza da Igreja; 3. Os clérigos e suas atribuições.
Dom Rikelme com a palavra, lembrou de uma parte do seu documento em relação aos leigos, ressaltou que este esquecimento dos leigos está relacionado ao clericalismo do próprio jogo, que em suas palavras se tornou cultural, dando prioridade aos seminários e não fomentando a participação laical. Relatou que precisamos fazer uma experiência real com pessoas na participação dos leigos nas igrejas de nossa Comunidade Virtual. Dom Pietro concordou citando a carta que Dom Rikelme escreveu, buscando criar e auxiliar os caminhos do clero ao povo de Deus, falou da importância de ter um Código de Direito canônicos no Minecraft, para assim auxiliar nos seus direitos e deveres, tanto do clérigo quanto para o leigo, dando relação aos três pontos debatidos nesta sessão. Ressaltou a importância do livro citado anteriormente para a nossa realidade virtual, informou que durante a semana irá apresentar o protótipo do Código de Direito para ser analisado.
Foram então concluídas as falas, Dom Pietro agradeceu a todos pela presença, e solicitou à Dom Henrique, Presidente Geral do Concílio, que concedesse a benção.
Dom Henrique encerrou a Congregação Geral convidando todos os presentes para as orações finais: Pai-Nosso e Salve Rainha. Logo depois, invocou a benção sob os Padres Conciliares, unidos ao sucessor de Pedro, na Arquibasílica de São João Batista e São João Evangelista de Latrão.
Nós, Redatores Conciliares, lavramos esta ata como forma de relatório desta quarta Congregação Geral, na Arquibasílica Lateranense, aos dezesseis dias do mês de janeiro, do Ano Santo Vocacional de dois mil e vinte e três.
Mons. Júlio Hoffman Sarto
Redator