Prot. N.º 006/2026
DECRETO DE CONVOCAÇÃO
Aos que a este lerem, graça e paz da parte de
Deus, o Pai, e de Jesus, nosso Senhor.
Nós, em comunhão com a Santa Igreja e no exercício da solicitude pastoral que nos é confiada, convocamos todos os Religiosos, Religiosas e demais Consagrados e Consagradas presentes em nosso areópago digital para participarem da Santa Missa presidida pelo Santo Padre, a realizar-se às 21h, na Arquidiocese do Ceará.
Este momento de graça e comunhão eclesial reveste-se de singular importância, pois manifesta visivelmente a unidade da Igreja em torno do Sucessor de Pedro, sinal e fundamento perpétuo da comunhão (cf. Lumen Gentium, 23). A presença dos consagrados, chamados a ser memória viva do modo de viver e agir de Cristo, constitui um testemunho eloquente da fidelidade ao Evangelho e do amor à Igreja.
A celebração eucarística, fonte e ápice de toda a vida cristã (cf. Sacrosanctum Concilium, 10), será ocasião privilegiada para renovar os votos e propósitos da vida consagrada, fortalecendo o seguimento radical de Jesus Cristo, a verdadeira Luz que ilumina todo homem (cf. Jo 1,9), e reafirmando a missão profética, fraterna e missionária confiada aos consagrados no seio do povo de Deus.
Determinamos, portanto, que este decreto seja amplamente divulgado junto às comunidades religiosas, institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica, a fim de que todos possam, com espírito de fé, obediência e alegria, participar deste solene ato de comunhão fraterna.
Confiamos este encontro à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, modelo perfeito de consagração, para que, unidos ao Santo Padre, caminhemos como Igreja fiel, luminosa e perseverante na esperança.
