HENRIQUE AZEVEDO GÄNSWEIN
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DE PORTO - SANTA RUFINA E ÓSTIA
DECANO DO COLÉGIO DOS CARDEAIS
aos que a este virem ou deste tomarem
conhecimento, saudação e bênção no Senhor.
De mandato et auctoritate Sanctissimi Domini Nostri Papae, para conhecimento do Colégio Cardinalício e de toda a Igreja, o Decanato do Colégio dos Cardeais torna público que:
O Santo Padre, após ponderação madura e ouvido o parecer competente, houve por bem REABILITAR ao status de Cardeal Eleitor o Emmo. Sr. Cardeal João Paulo Soares, restituindo-lhe plenamente todos os direitos, prerrogativas, honras e deveres que lhe são próprios segundo o direito comum e conforme o Estatuto do Colégio dos Cardeais.
Por este ato, Sua Eminência volta a participar de modo integral da vida e das responsabilidades do Colégio Cardinalício, cooperando mais diretamente com o Sucessor de Pedro no cuidado da Igreja universal.
Outrossim, o Santo Padre dignou-se NOMEAR o referido Cardeal como Arcebispo Titular de Cesareia da Mauritânia, conferindo-lhe simultaneamente o ofício de Bispo Auxiliar da Diocese do Grão-Pará, no Brasil, para que ali exerça seu ministério episcopal em estreita colaboração com o Ordinário local, no serviço pastoral ao Povo de Deus.
Considerando, entretanto, a natureza extraordinária da presente reabilitação e desejando assegurar a estabilidade pastoral do ofício ora confiado, o Santo Padre ESTABELECEU que a plena continuidade no exercício do múnus episcopal pressupõe a disponibilidade estável para o serviço que lhe é confiado, ficando entendido que eventual pedido de emeritação apresentado no prazo de um (1) ano a contar do presente ato implicará a consequente demissão do múnus episcopal.
Ao confiar-lhe esta missão, o Santo Padre manifesta sua estima e confiança, exortando-o a desempenhar o ministério que lhe é confiado com zelo apostólico, prudência pastoral e espírito de comunhão.
Determinamos que o presente Comunicado seja devidamente promulgado e registrado nos Atos da Santa Sé, produzindo seus efeitos a partir da data de sua publicação.
Dado em Roma, junto ao Decanato do Colégio dos Cardeais, aos onze dias do mês de fevereiro do ano do Senhor de dois mil e vinte e seis, memória da Bem-aventurada Virgem Maria de Lourdes.


