Este site não pertence à Igreja Católica na realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

SÍNODO PARA A COMUNHÃO DOS POVOS: P/ QUE TODOS SEJAM UM!

Livreto Celebrativo | Benção e Imposição do Pálio Pastoral


CAPELA PAPAL
.
—————————–————
.
CERIMÔNIA DE IMPOSIÇÃO DO
 PÁLIO PASTORAL
DO DECANO DO COLÉGIO DOS CARDEAIS

CARD. HENRIQUE AGÄNSWEIN

PRESIDIDA PELO SANTO PADRE
BENTO VIII

PEQUENA SALA DO TRONO, PALÁCIO APOSTÓLICO
XXX.XII.MMXXV

—————————–————

RITOS INICIAIS

1. Todos reunidos no lugar previsto, à hora indicada, o Santo Padre junto ao Mestre de Cerimônias dirige-se ao trono para dar início ao rito.

2. Chegando a sede, o Santo Padre e os presentes, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o Santo Padre diz:

In nómine Patris, et Fílii, et Spíritus Sancti.

O povo responde:

Amen.

2. Em seguida, o Santo, abrindo os braços, saúda o povo:

Pax vobis.

O povo responde:

Et cum spíritu tuo.

3. Logo após, o Cardeal Decano se coloca em frente ao Santo Padre, e um cardeal apresenta ao Pontífice o padre que deve receber o pálio com estas palavras:

Beatíssimo Pai, o Reverendíssimo Padre Decano aqui presente, com reverência fiel e obediente diante de Vossa Santidade e da Sé Apostólica, pede humildemente que Vossa Santidade lhe conceda o pálio, tomado da Confissão do Bem-aventurado Pedro, como sinal da dignidade e da autoridade do ofício que, em comunhão com a Igreja Romana, exerce em favor da mesma Igreja e é investido em sua Sé Suburbicária.

4. O Decano profere sua fórmula de juramento:

Eu, Henrique Azevedo Gänswein, Cardeal-bispo da Sé Suburbicária de Óstia, Decano do Colégio dos Cardeais, serei sempre fiel e obediente ao Bem-aventurado Apóstolo Pedro, à Santa e Apostólica Igreja de Roma, a ti, Sumo Pontífice, e a teus legítimos sucessores. Assim me ajude Deus Onipotente.

5. Segue-se a bênção do pálio pelo Santo Padre:

Oremos.

Então o Santo Padre reza a oração:

Ó Deus, Pastor eterno das almas, a ti chamaste, por meio do teu Filho Jesus Cristo, com o nome de ovelhas do rebanho os que quisestes confiar ao governo, sob a imagem do Bom Pastor, do Bem-aventurado Pedro e de seus Sucessores, infunde, pelo nosso ministério, a graça da tua bênção sobre este pálio, escolhido pala simbolizar a realidade da cura pastoral. Acolhe benigno a oração que humildemente te dirigimos e concede, pelos méritos e pela intercessão dos Apóstolos, àquele que, por teu dom, endossar este pálio, reconhecer-se como pastor do teu rebanho e traduzir na vida a realidade significada no nome. Tome sobre si o jugo evangélico imposto sobre seus ombros, e seja para ele assim leve e suave poder preceder os outros na via dos teus mandamentos com o exemplo de uma fidelidade perseverante, até merecer ser introduzido na Páscoa eterna do teu reino. Por Cristo, nosso Senhor.

O povo responde:

Amém.

6. Abençoados os pálios, o Santo Padre recita uma vez a fórmula de imposição:

Para glória de Deus Onipotente e louvor da Bem-aventurada sempre Virgem Maria e dos Bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, para decoro da Sé a ti confiada, como sinal da autoridade de Decano, vos entregamos o pálio tomado da Confissão do Bem-aventurado Pedro, para que o uses para incremento de sua dignidade. Que este pálio seja para ti símbolo de unidade e sinal de comunhão com a Sé Apostólica; seja vínculo de caridade e estímulo à fortaleza, a fim de que no dia da vinda e da revelação do grande Deus e do príncipe dos pastores, Jesus Cristo, possas obter a veste da imortalidade e da glória. Em nome do Pai e do Filho ✠ e do Espírito Santo.

7. Em seguida, o Decano aproxima-se do Santo Padre, recebe dele o pálio e é saudado com o abraço da paz.

ORAÇÃO DOMINICAL

8. De mãos unidas, o Santo Padre diz:

Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

O Santo Padre abre os braços e prossegue:

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

RITOS FINAIS

9. Em seguida, o Santo Padre pode dizer algumas palavras ou comunicados.

10. No fim, o Santo Padre, estendendo as mãos, diz:

Dóminus vobíscum.

Todos respondem:

Et cum spíritu tuo.

O Santo Padre diz:

Sit Nomen Dómini benedictum.

Todos respondem:

Ex hoc nunc et usque in saéculum.

O Santo Padre:

Adjutórium nostrum in nómine Dómini.

Todos:

Qui fecit caelum et terram. seja o nome do Senhor.

Então o Santo Padre diz:

Benedicat vos omnipotens Deus, Pater ✠ et Filius ✠ et Spíritus  Sanctus. 

Todos:

Amen.

11. Depois, conclui:

Benedicamus Domino.

O povo responde. 

Deo grátias.