BENEDICTUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
ao dileto irmão Lucas Henrique Lorscheider,
eleito Bispo Diocesano da Diocese do Pilar,
Saúde e Bênção Apostólica.
A Igreja de Cristo, sacramento universal de salvação para todo o gênero humano, continua, sob a guia segura do Espírito Santo, a percorrer com fidelidade o caminho do Evangelho, edificando-se sobre o fundamento dos Apóstolos e servindo com generosa dedicação ao povo de Deus. Nessa contínua missão, os pastores, chamados pelo Senhor e configurados a Cristo Bom Pastor, oferecem o auxílio indispensável para que a obra evangelizadora se mantenha viva, fecunda e fiel aos desígnios divinos. Por isso, compete-nos prover com solicitude cada Igreja particular, a fim de que nenhuma seja privada do cuidado pastoral necessário para seu crescimento espiritual e missionário.
Tendo diante dos olhos as necessidades pastorais da Diocese do Pilar, considerando atentamente a tua experiência, o zelo demonstrado no exercício do episcopado e o serviço generoso que tens prestado à Igreja, discernimos oportuno confiar-te novo ofício no rebanho do Senhor. Reconhecemos em teu ministério sinais de prudência, sabedoria e caridade pastoral, que ora desejamos colocar a serviço de uma Igreja tão rica em história e responsabilidade eclesial.
Assim, pelo poder apostólico que exercemos por mandato divino, nomeamos-te, Bispo Diocesano da Diocese do Pilar, atribuindo-te, conforme as prescrições do direito e a tradição da Igreja. Com esta nomeação, desejamos fortalecer o ministério episcopal naquela nobre Diocese, para que possa continuar cumprindo com renovado vigor sua missão de promover a fé, animar a caridade e estimular a esperança do povo santo de Deus.
Confiamos firmemente que, sustentado pela graça que jamais falta àqueles que se colocam a serviço do Evangelho e movido pelo ardor apostólico que sempre caracterizou teu ministério, Vossa Excelência desempenhará com fidelidade e dedicação o encargo que agora te confiamos. Que possas colaborar de modo fraterno e pleno com o Clero a ti confiado, para o crescimento da unidade e para o maior bem espiritual dos fiéis. Que o testemunho de tua vida, unido à sabedoria de teu serviço pastoral, contribua para fazer resplandecer cada vez mais o rosto de Cristo nesta Igreja tão querida.

