ao venerável irmão Henrique Azevedo Gänswein,
eleito Secretário de Estado da Santa Sé, Saúde e Bênção Apostólica.
“Manete in dilectione mea!”
(Jo 15,9)
A Sé Apostólica, chamada por Nosso Senhor Jesus Cristo a confirmar os irmãos na fé e a reger com solicitude pastoral a Igreja universal, cumpre sua missão também mediante aqueles que, estreitamente associados ao Sucessor de Pedro, colaboram de modo particular no governo da Casa Pontifícia e na condução das relações da Santa Sé com as Nações e Organizações internacionais.
Entre tais organismos, a Secretaria de Estado, “coração operativo e vínculo de comunhão interna e externa do governo pontifício”, como expresso na Constituição Apostólica Domus Bethania (cf. art. 1), ocupa lugar principal, e exige do seu Moderador prudência, fidelidade, retidão, capacidade diplomática e sincero amor à Igreja.
Tendo pois presentes as qualidades e aptidões que adornam o venerável irmão, julgamos oportuno chamá-lo ao ofício de maior responsabilidade, para o qual o discernimos particularmente apto.
Por isso, no uso de nossa autoridade apostólica, NOMEAMOS-TE Secretário de Estado da Santa Sé, com todos os direitos, encargos, prerrogativas e obrigações previstos pela Constituição Apostólica Domus Bethania, especialmente nos artigos que tratam:
I. da coordenação do governo ordinário da Santa Sé (cf. Domus Bethania, arts. 4–7);
II. da mediação diplomática e das relações internacionais (cf. arts. 12–18);
III. da administração central e das competências interdicasteriais (cf. arts. 19–25);
IV. da supervisão das Representações Pontifícias (cf. arts. 30–36);
V. e da ligação imediata com o Romano Pontífice (cf. arts. 40–42).
Do mesmo modo, confirmamos-lhe a Sé Arquiepiscopal de Urbs Salviae, que lhe permanece anexa como título honorífico, tal como estabelecido pelas normas vigentes da Igreja.
Ordenamos que o nomeado tome posse do Ofício segundo o rito estabelecido, e que, desde esse momento, exerça plenamente suas funções, ad maiorem Dei gloriam e serviço da comunhão universal.
Invocamos sobre vós a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Salus Populi Romani, e dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, a fim de que, iluminado pelo Espírito Santo, desempenhe seu ministério com sabedoria, vigor, fidelidade e serenidade.

