BENEDICTUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
ao venerável irmão Carlos Eduardo Cordeiro,
até então bispo titular de Ucres, eleito bispo do Amazonas,
Saúde e Bênção Apostólica .
“Manete in dilectione mea!”
(Jo 15,9)
A Igreja de Cristo, atenta às necessidades do rebanho que lhe foi confiado e movida pelo zelo apostólico que a conduz desde os primórdios, volta hoje seu olhar à amada Diocese do Amazonas. Após madura deliberação e ouvindo o parecer do Dicastério para os Bispos, reconhecemos oportuno prover essa Igreja particular com um novo guia, dotado de prudência, sabedoria e espírito evangélico, a fim de que conduza o Povo de Deus pelos caminhos da fé e da caridade.
Por isso, confiando na assistência do Espírito Santo e considerando teus dons, virtudes e experiência pastoral, nomeamos-te, Dom Carlos Eduardo Cordeiro, por esta Nossa Autoridade Apostólica, Bispo Diocesano da Diocese do Amazonas, concedendo-te todos os direitos e deveres inerentes ao ofício episcopal, para que, unido ao Sumo Pontífice e ao Colégio dos Bispos, trabalhes pela edificação da Igreja e pela salvação das almas.
Exortamos-te a conservar sempre viva a caridade pastoral, a fidelidade ao Evangelho e a ternura no cuidado dos fiéis; a sustentar o clero com paternal solicitude; a promover a vida litúrgica e sacramental; e a ser sinal visível do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas e por elas dá a vida.
À Diocese do Amazonas, pedimos que acolha com alegria o seu novo Pastor, caminhando em comunhão e obediência, para que juntos cresçam na unidade da fé e na abundância da graça divina.
Invocamos sobre ti a intercessão da Santíssima Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Amazonas, e concedemos de coração a Nossa Bênção Apostólica, para que, fortalecido pela graça celeste, desempenhes com fidelidade e alegria o ministério que hoje te é confiado.
Datum Romae, apud Sanctum Petrum, die XIV mensis XI, Anno Sancto Iubilaei MMXXV – Peregrini Spei, primo Pontificatus nostri.

