“Manete in dilectione mea!”
(Jo 15,9)
“Aos que Deus chamou, também justificou; e aos que justificou, também glorificou” (Rm 8,30).
A missão da Igreja de anunciar o Evangelho a todos os povos exige que a Teologia, na fidelidade à Palavra de Deus e à Tradição viva, aprofunde continuamente a inteligência da fé e a sua relação com a vida concreta do Povo de Deus.
Pela Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Fidei Intellectus, instituímos a Comissão Teológica Internacional, a fim de favorecer o estudo dos assuntos teológicos em íntima comunhão com a Sé Apostólica e em serviço à unidade da fé.
Desejando, portanto, dar início imediato às suas atividades, e tendo considerado atentamente a idoneidade e fidelidade daqueles que se dedicaram com zelo ao serviço da Igreja, nomeamos e constituímos os membros desta Comissão, que será presidida pelo Romano Pontífice, conforme segue:
I. S.Em.R. Card. João Carlos Vitalli, a quem confiamos o encargo de Secretário-Geral;II. S.Em.R. Card. Evaldo Von Habsburgo;III. S.Em.R. Card. Antônio Ferraz Chiavi;IV. S.E.R. Mons. Henrique Azevedo Gänswein;V. S.R. Fr. José Marcos Abreu, OC-M;VI. S.R. Pe. Juan Pedro Torrez.
Estes membros, unidos em comunhão fraterna, trabalharão em espírito de colegialidade, buscando sempre a verdade que liberta (cf. Jo 8,32), e apresentarão ao Romano Pontífice, os frutos de suas reflexões e pareceres.
Confiamos à intercessão da Santíssima Virgem Maria, Sede da Sabedoria, e de santo Tomás de Aquino, insigne Doutor da Igreja, o labor desta Comissão, para que seu trabalho seja luz para a fé e sustento para a missão evangelizadora desta Comunidade.