BENEDICTUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao venerável irmão Cardeal Antonio Ferraz Cardeal Chiavi,
Cardeal-Protopresbítero de São Marcos Evangelista
no Capitólio, eleito bispo diocesano de São Paulo,
saúde, paz e bênção apostólica.
Tendo chegado até nós o pedido do dileto irmão Erick Breno Cardeal Bergoglio , OC-M, Cardeal-Protodiácono de Santa Maria do Povo, pedindo a aceitação de sua renúncia ao governo pastoral da Igreja de São Paulo, e após madura reflexão, acolhemos com paternal benevolência tal pedido, agradecendo de coração o zelo e a dedicação com que exerceu este ofício em favor do Povo de Deus.
Para prover com diligência a esta Sé de tanta importância para a vida eclesial brasileira, e após ouvir o parecer do Dicastério competente, escolhemos o dileto irmão DOM ANTÔNIO FERRAZ CARDEAL CHIAVI, JS-M, Cardeal-Protopresbítero de São Marcos Evangelista no Capitólio, reconhecido por sua sólida doutrina, prudência de governo e ardor missionário.
Por isso, pela autoridade apostólica que Nos é própria, constituímos e nomeamos o Eminentíssimo Irmão DOM ANTÔNIO FERRAZ CARDEAL CHIAVI, JS-M, Bispo Diocesano da Igreja de São Paulo, com todos os direitos, faculdades e deveres inerentes a tal ministério, conforme estabelecem as sagradas normas canônicas e as disposições da Sé Apostólica.
Ordenamos que esta Nossa Carta seja lida e registrada solenemente, e que, segundo as prescrições canônicas, o novo Pastor tome posse da Cátedra na Igreja Catedral de São Paulo, conduzindo o rebanho confiado ao seu cuidado com fé viva, ardente caridade e firme esperança.
Confiamos o seu ministério à proteção da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja e a Senhora da Assunção, e ao patrocínio de São Paulo Apóstolo, celeste guardião da cidade e inspiração de incansável zelo missionário.
Datum Romae, apud Sanctum Petrum, die I mensis IX, Anno Sancto Iubilaei MMXXV – Peregrini Spei, primo Pontificatus nostri.