CELEBRAÇÃO DA BÊNÇÃO
MOMENTO CÍVICO
Reunidos os seminaristas e os fiéis no local onde se erigiu o novo seminário, antes da celebração, se concentram no portão do Seminário para a execução do Hino Vaticano.
RITOS INICIAIS
1. Depois, canta-se, conforme parecer oportuno, um cântico apropriado.
2. Terminado o cântico, o celebrante diz:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos se benzem e respondem:
Amém.
3. Em seguida o celebrante saúda os presentes, dizendo:
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que é a Sabedoria eterna e o único Mestre, esteja convosco.
O povo responde:
Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.
4. Depois o celebrante faz uma breve alocução aos presentes, a fim de os preparar para a celebração; pode fazê-lo dizendo estas palavras ou outras semelhantes:
Irmãos: pela misericórdia de Deus, aqui nos reunimos para a bênção do novo seminário, que é um grande dom da bondade divina. Na verdade, o seminário, como o seu nome indica, é como um viveiro da diocese, onde se formam os ministros da Igreja. Oremos ao Senhor, para que este novo seminário seja uma escola de oração e de instrução celeste, de modo que os seminaristas aqui recebidos se tornem um dia vossos zelosos pastores e nossos companheiros e auxiliares no ministério sagrado.
5. Todos oram em silêncio durante algum tempo. Depois o celebrante continua:
Olhai, Senhor, para esta Igreja de Roma, Sé do Apóstolo Pedro, que erigiu este novo seminário e, com o auxílio da vossa graça, fazei que os futuros ministros de Cristo nele reunidos, mediante a vida em comum e o estudo das ciências sagradas, se preparem para exercer tão sublime ministério. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos respondem:
Amém.
LEITURA DA PALAVRA DE DEUS
6. Os leitores ou o diácono lêem um ou vários textos da Sagrada Escritura, tomados dos que adiante se propõem ou dos que estão indicados para a administração das Ordens Sacras, intercalando os respectivos salmos responsoriais ou intervalos de silêncio. A leitura do Evangelho terá sempre o lugar mais importante.
7. Como primeira leitura pode utilizar-se o texto seguinte:
1Cor 1,26-2,5:
«Considerai a vossa vocação, irmãos»
Escutai, irmãos, as palavras do apóstolo São Paulo aos Coríntios:
Considerai, irmãos, a vossa vocação: não há entre vós muitos sábios, naturalmente falando, nem muitos influentes, nem muitos bem-nascidos. Mas Deus escolheu o que é louco aos olhos do mundo para confundir os sábios; Deus escolheu o que é fraco aos olhos do mundo para confundir o que é forte; escolheu o que é vil e desprezível, o que nada vale aos olhos do mundo, para reduzir a nada aquilo que vale, a fim de que nenhuma criatura se possa gloriar diante de Deus. E é por Ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santidade e redenção. Deste modo, conforme está escrito, «quem se gloria deve gloriar-se no Senhor». Quando eu fui ter convosco, irmãos, não me apresentei com sublimidade de linguagem ou de sabedoria, a anunciar-vos o mistério de Deus. Pensei que, entre vós, não devia saber nada senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado. Apresentei-me diante de vós cheio de fraqueza e de temor, e a tremer deveras. A minha palavra e a minha pregação não se basearam na linguagem convincente da sabedoria humana, mas na poderosa manifestação do Espírito Santo, para que a vossa fé não se fundasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.
8. Se se canta um salmo responsorial, pode utilizar-se um dos seguintes:
Salmo 15(16), 1-2.5.7-8.11 (R. cf. 5 )
R. Senhor, sois a minha herança.
9. Pode utilizar-se o seguinte texto evangélico:
Mt 9,35-38
«A seara é grande, os trabalhadores são poucos»
Escutai, irmãos, as palavras do santo Evangelho segundo São Mateus:
Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara».
10. Em seguida o celebrante faz a homilia, na qual explica as leituras bíblicas bem como o significado da celebração.
PRECES
11. Segue-se a oração comum. Das invocações que a seguir se propõem, o celebrante pode escolher as que parecerem mais apropriadas ou acrescentar outras mais directamente relacionadas com as circunstâncias das pessoas presentes ou do momento.
Em Cristo, que é a imagem perfeita de Deus Pai, encontram -se todos os tesouros da graça e da sabedoria. Invoquemo -l’O com toda a confiança, dizendo:
R. Ensinai-nos, Senhor, os vossos caminhos.
1. Senhor Jesus Cristo, que reunistes os discípulos, para os instruir e associar ao ministério do reino, fazei que nos tornemos semelhantes a Vós e nos dediquemos ao serviço do vosso povo. R.
2. Senhor Jesus Cristo, que orastes pelos discípulos, para que fossem consagrados na verdade, derramai sobre nós o Espírito Santo, para que, unidos a vós, dêmos fruto abundante de vida eterna. R.
3. Senhor Jesus Cristo, que, como sumo sacerdote escolhido entre os homens, fizestes do povo por vós redimido um reino de sacerdotes para Deus vosso Pai, fazei que, meditando continuamente na lei do Senhor, a ponhamos em prática com o testemunho da nossa palavra e da nossa vida. R.
4. Senhor Jesus Cristo, que, para cumprir a vontade do Pai, escolhestes um gênero de vida virginal e pobre, fazei que, amando a Deus sobre todas as coisas, só para Vós vivamos e só a Vós procuremos agradar. R.
5. Senhor Jesus Cristo, que sois a verdadeira sabedoria enviada por Deus ao mundo, concedei que, solidamente instruídos na sabedoria da cruz, manifestemos por palavras e obras o poder do Espírito Santo. R.
6. Senhor Jesus Cristo, que nos mandastes pedir a Deus Pai que envie trabalhadores para a sua seara, escutai as nossas súplicas e fazei que, à medida que aumenta a seara, aumentem também os operários que nela trabalhem. R.
ORAÇÃO DE BÊNÇÃO
12. Então o celebrante, de braços abertos, diz a oração de bênção:
Nós vos bendizemos, Senhor, e celebramos o vosso nome, porque no admirável desígnio da vossa misericórdia, quisestes que o único e supremo sacerdócio de Cristo permanecesse para sempre e que a sua eficácia invisível sustentasse continuamente a vossa Igreja por meio de ministros visíveis. É o vosso Filho que manifesta aos povos da terra o mistério do vosso amor, quando os pregadores do Evangelho anunciam a palavra da salvação; sentado no trono da vossa glória, ele ora conosco, quando ressoa a oração dos sacerdotes, e apresenta-vos a oblação de si mesmo, quando os sacerdotes celebram no altar os santos mistérios; Ele governa e dirige a vossa Igreja, quando os pastores guardam e apascentam as ovelhas que lhes foram confiadas. Olhai benignamente, Senhor, para a Igreja de Roma, que construiu este novo seminário, para que os futuros ministros de Cristo nele reunidos, mediante a vida em comum e o estudo das ciências sagradas, encontrem neste lugar a devida formação para exercerem tão sublime ministério. Humildemente vos suplicamos, Pai santo, que aqueles que destinastes para serem mensageiros do Evangelho e ministros do altar aqui aprendam na oração o que mais tarde hão-de ensinar e assimilem em sua mente o que hão-de manifestar na vida; aqui se habituem a oferecer sacrifícios espirituais e, na participação dos sagrados mistérios, experimentem a eficácia salutar dos sacramentos celestes; aqui, na obediência, sejam as boas ovelhas que conhecem o bom Pastor, de modo que, no futuro, constituídos pastores do rebanho do Senhor saibam dar generosamente a sua vida pelas ovelhas que lhes foram confiadas. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos respondem:
Amém.
13. Depois da oração de bênção, o celebrante asperge com água benta os presentes e a nova casa. Entretanto canta-se a antífona: Onde o amor e a caridade, Deus aí está.
TE DEUM
Antes da bênção, canta-se solenemente o Te Deum.
CONCLUSÃO
14. Então o diácono, conforme as circunstâncias, convida os presentes a receberem a bênção, dizendo estas palavras ou outras semelhantes:
Inclinai-vos para receber a bênção.
Depois o celebrante, com as mãos estendidas sobre os presentes, conclui a celebração, dizendo:
Deus, que nunca deixa de enviar pastores ao seu povo, derrame sobre a sua Igreja o espírito de piedade e de fortaleza, para que os que foram por ele chamados assumam o ministério sacerdotal e se esforcem por exercê-lo dignamente com a graça do Espírito Santo.
Todos respondem:
Amém.
E conclui:
E a vós todos aqui presentes, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai + e Filho + e Espírito + Santo.
Todos respondem:
Amém.
15. É conveniente terminar a celebração com um cântico apropriado.
