AOS RELIGIOSOS DA COMPANHIA DE JESUS
[31 DE JULHO DE 2025]
.
___________________
.
“Ad Maiorem Dei Gloriam!”
Revmo. Mons. João Pedro dos Passos,
Superior-Geral da Companhia de Jesus,
Irmãos que vivem da espiritualidade inaciana,
neste dia em que a Igreja celebra com fervor a memória litúrgica de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, desejo unir-me a vós com uma palavra de gratidão, encorajamento e bênção.
Santo Inácio, homem tocado pela graça no mais profundo de sua liberdade interior, nos ensinou, com sua vida e seus escritos, que Deus pode ser encontrado em todas as coisas, e que nada é pequeno quando oferecido por amor ao Senhor. Sua conversão, nascida do encontro com Cristo ferido e ressuscitado, deu origem a um caminho de discernimento espiritual e missão que continua fecundando a Igreja até os nossos dias.
Queridos irmãos Jesuítas, vossa vocação é, por excelência, ser enviados, ser homens “para os outros”, como tantas vezes repetis, enraizados em Cristo e atentos aos clamores do mundo. Hoje, mais do que nunca, a Igreja precisa de homens de profunda vida interior, de discernimento lúcido, de obediência corajosa, de universalidade no serviço. O carisma inaciano, ao mesmo tempo contemplativo e ativo, continua sendo um dom providencial para a missão da Igreja no tempo presente.
A espiritualidade dos Exercícios Espirituais permanece como um verdadeiro tesouro: um caminho de liberdade e purificação interior, onde a vontade de Deus se torna o centro da existência. Como dizia o Papa Bento XVI: “os Exercícios Espirituais são um caminho exigente de conversão e de combate espiritual, que prepara o discípulo para seguir fielmente o Senhor”.
A todos os que, leigos e religiosos, vivem a espiritualidade inaciana nas obras educativas, sociais, missionárias, pastorais, culturais e espirituais, deixo esta exortação: mantende sempre os olhos fixos em Jesus Cristo. Não vos deixeis vencer pelo cansaço, nem pela frieza espiritual. Como Santo Inácio, sede perseverantes, confiantes e audazes.
A Companhia de Jesus, com sua tradição de serviço intelectual, diálogo com a cultura e defesa da justiça, tem uma contribuição única a oferecer à humanidade ferida e à Igreja em saída. Que o vosso ministério continue sendo uma presença luminosa, fiel ao espírito ignaciano e sempre disponível ao Santo Padre, como desde a fundação.
Confio todos os filhos de Santo Inácio à intercessão do próprio fundador, pedindo ao Senhor que renove em cada um o “sentir com a Igreja”, o amor ao Crucificado e o zelo pela missão. Que Maria, Mãe da Companhia, vos acompanhe sempre com ternura materna.
Com afeto e esperança, concedo de coração a minha Bênção Apostólica a todos vós!
Vaticano, 16 de julho de 2025.