Prot. N.º 026/2025
DECRETO DE REABILITAÇÃO
Aos que a este lerem, graça e paz da parte de
Deus, o Pai, e de Jesus, nosso Senhor.
“Os Bispos, constituídos pelo Espírito Santo, sucedem aos Apóstolos como pastores das almas e, em comunhão com o Sumo Pontífice e sob a sua autoridade, são enviados a perpetuar a obra de Cristo, Pastor Eterno” (Cf. Decreto Christus Dominus, Paulo VI, N.° 2).
No exercício de sua missão, os Bispos são chamados a serem sinais vivos de Cristo, o Bom Pastor, escutando com atenção as moções do Espírito Santo e zelando pelo rebanho que lhes foi confiado. Em unidade com o Santo Padre e em fidelidade à Igreja, tornam-se instrumentos essenciais para a edificação do Corpo Místico de Cristo.
Reconhecendo, portanto, a importância do serviço episcopal na condução do povo de Deus, este Dicastério, agindo sob a autoridade de Sua Santidade, o Papa BENTO VIII, em conformidade com as disposições do Decreto Ministerium Ordinatum, tendo em vista as necessidades pastorais e a comunhão eclesial, e com base nas faculdades canônicas conferidas pelo Sumo Pontífice, decretamos a reabilitação e a reintegração ao pleno exercício do ministério episcopal o Exmo. Sr. Gustavo Henrique de Rivera-Bourbon, como bispo titular de Dagno.
Do mesmo modo, tornamos público que o Sumo Pontífice dignou-se nomeá-lo bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Aparecida, no Brasil (Cf. Bula de Nomeação), conferindo-lhe todos os direitos, encargos e dignidades inerentes ao ministério episcopal.
Exortamos o Sr. Bispo a perseverar no zelo pastoral, na fidelidade à missão recebida e na comunhão plena com o Santo Padre e com o Colégio Apostólico.
Invocamos a intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, para que ela o inspire e sustente em sua vocação, fortalecendo-o na caridade e no testemunho da fé.
Dado na Sede dos Escritórios do Dicastério para os Bispos,
aos 26 dias do mês de julho de 2025.
Ex mandato Pontificio,
† Antonius F. Card. CHIAVIPraefectus
† Aloysius Fernandus Alves
Secretarium
