BENEDICTUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
ao dileto irmão Adrian Alves de Souza, eleito bispo
diocesano da Diocese de Brasília, saúde e Bênção Apostólica.
Com paternal solicitude pela porção do Povo de Deus que peregrina no coração do Brasil, a Santa Igreja, atenta à voz do Espírito e às necessidades do rebanho, deseja prover com zelo e sabedoria a Sé da Diocese de Brasília, situada no Distrito Federal da República Federativa do Brasil, até agora vacante.
Depois de ponderada deliberação, ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos e tendo presente as vossas qualidades pastorais e doutrinais, reconhecendo que és dotado de sincera fé, prudente governo e ardor apostólico, e que em sua vida e ministério pastoral tem dado testemunho de amor à Igreja, julgamos oportuno constituí-lo para este ofício de grande responsabilidade.
Por este motivo, em virtude da autoridade apostólica que nos é própria, nomeamos-te e constituímos-te Bispo Diocesano da Igreja de Brasília, com todos os direitos, faculdades e deveres inerentes a tal ministério, conforme estabelecem o Código de Direito Canônico e as normas da Santa Sé.
Ordenamos que esta nomeação seja devidamente publicada no território da Diocese, e que o eleito, observadas as prescrições canônicas, seja conduzido à posse canônica da cátedra episcopal na igreja catedral de Brasília.
Confiamos ao novo Pastor o cuidado das almas, a promoção da justiça evangélica e a fidelidade à sã doutrina, na certeza de que, sob a proteção da Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida, e o patrocínio de São João Bosco, patrono da juventude e da capital brasileira, seu pastoreio será fecundo e cheio de frutos espirituais.