BENEDICTUS EPISCOPVS
Ao dileto irmão Lucas Henrique Sales, até então bispo Auxiliar de Fortaleza,
eleito Arcebispo de Fortaleza, saúde, paz e bênção Apostólica.
O ministério episcopal é uma graça que a Igreja recebe do Senhor, que, em sua infinita providência, escolhe e envia pastores segundo o seu coração. Estes, conformando-se a Cristo, o Bom Pastor, são chamados a guiar o rebanho que lhes é confiado, alimentando-o com a Palavra e os Sacramentos e dedicando-se com fidelidade ao serviço da unidade e da caridade.
Com minha eleição como Sumo Pontífice da Igreja, a Sé Metropolitana de Fortaleza ficou vacante. Dada a importância desta amada Arquidiocese e à luz da missão que ela desempenha no anúncio do Evangelho e na promoção da comunhão eclesial, julgamos necessário prover-lhe um novo Pastor, que continue a guiar o povo de Deus com sabedoria e zelo apostólico.
Após oração e discernimento, iluminados pelo Espírito Santo, escolhemos para esta nobre missão aquele que, até então, vinha servindo fielmente como bispo auxiliar desta mesma Arquidiocese: o dileto irmão Dom Lucas Henrique Sales, cuja fé firme, prudência pastoral e dedicação à Igreja foram amplamente reconhecidas.
Por isso, em virtude da autoridade apostólica, nomeamos e constituímos como novo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza o reverendo irmão Dom Lucas Henrique Sales, confiando-lhe a missão de pastorear esta porção do povo de Deus com ardor missionário, fidelidade ao Magistério e espírito de serviço.
Convidamos-te, caro irmão, a assumir este encargo com coração humilde e generoso, lembrando que a Arquidiocese de Fortaleza, marcada por uma rica história de fé, deve seguir sendo sinal de comunhão, esperança e evangelização, especialmente entre os mais pobres e necessitados.
E a vós, queridos filhos e filhas da Arquidiocese de Fortaleza, exortamos a acolher vosso novo Pastor com espírito de unidade e obediência filial, sustentando-o com vossas orações, colaboração e estima, para que, sob sua guia, esta Igreja Particular continue a dar frutos abundantes no amor de Cristo.
Invocamos sobre ti, Excelência, e sobre todo o povo desta Arquidiocese, a materna intercessão de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, para que, protegidos por sua ternura, possais crescer sempre mais na santidade, na missão e na caridade.
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos vinte e sete dias do mês de junho , do Ano Santo do Jubileu de 2025 - Peregrinos de Esperança, no primeiro de nosso Pontificado.

