Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA
É Ano Santo! Somos também peregrinos da Esperança! - Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança

Exortação Apóstolica | “Est plus quam Symbolum”

EXORTAÇÃO APÓSTOLICA
EST PLUS QUAM SYMBOLUM
DO SUMO PONTÍFICE
CLEMENTE III
ACERCA      DAS
ADORAÇÕES EUCARÍSTICAS
EM MINECRAFT

 

CLEMENS EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI.

Aos que a esta lerem, saúde, paz e bênção apostólica.

O Sacramento da Eucaristia é o maior tesouro da nossa fé, o ápice e a fonte de toda a vida cristã. Ele nos foi legado pelo próprio Senhor Jesus, que, na véspera de sua Paixão, instituiu a Sagrada Eucaristia, tornando-se ele mesmo o alimento e bebida espiritual para a salvação da humanidade.

Inspirados pelas palavras de santo Tomás de Aquino no hino “Adoro te devote, latens Deitas - Adoro-vos devotamente, ó Divindade oculta”, somos convidados a mergulhar no mistério sublime da presença real e verdadeira de Cristo na hóstia consagrada. Santo Tomás nos recorda que, embora os sentidos humanos sejam limitados, é pela fé que reconhecemos a majestade divina escondida sob as espécies eucarísticas.

O Papa Francisco nos adverte que: “Infelizmente, hoje em dia, às vezes, entre nossos fiéis, alguns acreditam que a Eucaristia seja mais um símbolo do que a presença real e amorosa do Senhor. É mais que um símbolo, é a presença real e amorosa do Senhor.” Com essas palavras, o Santo Padre reafirma o caráter essencial da Eucaristia: não é uma mera representação simbólica, mas a verdadeira presença de Cristo em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Não é de hoje, mas nos últimos tempos, temos tomado conhecimento de iniciativas que promovem práticas como a “adoração eucarística” dentro de nossa Comunidade. Embora a criatividade seja um dom que pode ser utilizado para evangelizar e aproximar as pessoas de Deus, devemos ter clareza doutrinal. A Eucaristia, sendo o próprio Cristo vivo e real, não pode ser recriada, representada ou adorada de maneira simbólica ou virtual.

A adoração eucarística exige a presença real do Santíssimo Sacramento, conforme as normas litúrgicas da Igreja. No ambiente digital, por mais bem-intencionada que seja a ação, e como sempre fora ensinado pelos nossos sagrados concílios, não há consagração nem presença real de Cristo, tornando a prática destituída de fundamento teológico ou litúrgico.

Exortamos que, nossos membros, recorram às suas localidades reais para adorar dignamente a Jesus Cristo, no Santíssimo Sacramento exposto no altar ou reservado no tabernáculo, conforme prescrito pela Igreja. Qualquer tentativa de simular ou adaptar a adoração em contextos que não respeitem a sacralidade da Eucaristia deve ser terminantemente evitada.

Portanto, por meio desta exortação, decreta-mos que, qualquer prática de “adoração eucarística” realizada dentro de nossa Comunidade, é terminantemente proibida. Tal prática desvirtua o verdadeiro sentido do Sacramento e pode induzir os fiéis ao erro, promovendo uma visão simbólica e reducionista da Eucaristia.

Qualquer desobediência a este decreto incorrerá em penas canônicas, conforme o estabelecido no Código de Direito Canônico, em defesa da reverência devida ao Santíssimo Sacramento.

Confiemos nossa vida e adoração à Eucaristia ao Imaculado Coração de Maria, que nos conduz sempre ao seu Filho Jesus. Que possamos, com fé e devoção, adorá-lo verdadeiramente presente entre nós, oferecendo nossas vidas como hóstias vivas de louvor.

Dado em Roma, junto de São Pedro, aos dezoito dias do mês de janeiro, do Ano Santo do Jubileu de 2025 - Peregrinos de Esperança, segundo de nosso Pontificado.



Clemens Pp. III
Pontifex Maximvs



 Antônio Card. CARNEIRO
Membrum Dicasterii de Cultu Divino et Disciplina Sacramentorum