CLEMENS EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI.
Ao dileto irmão Pietro Albuquerque Ferraz,
cardeal-bispo da Santa Igreja Romana, e a todos
que se fizerem saber, saúde, paz e bênção apostólica.
Tendo-se concluído o mandato do venerável irmão Antônio Matheus Carneiro do ofício de Decano do Sacro Colégio dos Cardeais, em conformidade com o Mutu Proprio Cardinalis Ecclesiæ Romana, de nosso venerável predecessor Paulo II, de mui estimada memória, aprouve que os diletos cardeais-bispos elegessem dentre eles um novo Decano.
Assim sendo, aos dez de janeiro deste ano corrente, estando reunidos nas dependências do Palácio Apostólico do Vaticano os eminentíssimos cardeais da Ordem dos bispos, a saber: Antônio Matheus Carneiro, Pietro Albuquerque Ferraz, Pablo Rudelli e Ryan Dias Alcântara, como também o Secretário do Sacro Colégio dos Cardeais, Mons. Jonathan Batista Godoy, elegeram o venerável irmão Pietro Albuquerque Ferraz como Decano do Colégio dos Cardeais, por tempo determinado, conforme o supracitado Motu Proprio.
Assim sendo, aprouve a esta Sé Apostólica confirmar tal eleição, e assim o fazemos, nomeando S.E.R. o Cardeal Pietro Albuquerque Ferraz ao ofício de Decano do Colégio dos Cardeais, atribuindo ao mesmo a Sé Suburbicária de Óstia e o destituindo da Sé de Albano, como também o concedemos e impomos todos os direitos e deveres inerentes ao ofício.
Ao Decano eleito, exortamos a ser um fiel cooperador da vinha do Senhor, para que quando vier o dono da vinha possa receber a sua recompensa.
Sobre todos suplicamos a venerável intercessão da Virgem Maria, Protetora do Povo Romano, para que o ilumine mormentemente.
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos dez dias do mês de janeiro, do Ano Santo do Jubileu de 2025 - Peregrinos de Esperança, segundo de nosso Pontificado.
Clemens Pp. III
Pontifex Maximvs
† Jonathan Batista GodoySecretarius Collegii Cardinalium