ORAÇÕES POR UM PONTIFICE DEFUNTO
PARA UTILIZAÇÃO NA MISSA
PARA UTILIZAÇÃO NA MISSA
Cumprindo nosso dever de dispor tudo aquilo que tange ao bom exercício da liturgia na Igreja, apresentamos, através desta, a todo o povo orante, as preces para as celebrações em sufrágio da alma do Santo Padre o Papa João Paulo VI de Minecraft, que devem ser utilizadas nas missas em toda a Igreja com exceção das celebrações que possuem um ritual e liturgia própria.
Fazemos recordar as instruções dadas para esse tempo de sede vacante, emanadas desse Dicastério, através de documento oficial datado do dia 29 de novembro de 2024. Quaisquer indisposição ou abusos serão comunicadas as autoridades competentes.
ColetaÓ Deus, que recompensais fielmente os vossos fiéis, nós vos pedimos por vosso servo, o Papa João Paulo, a quem constituístes sucessor de Pedro e pastor da vossa Igreja; por estes mistérios de graça e de misericórdia, de que foi fiel dispensador na terra, concedei-lhe gozar perpetuamente da alegria junto de vós no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espirito Santo, por todos os séculos dos séculos.OuÓ Deus, em vossa inefável providência, escolhestes vosso servo, o PapaJoão Paulo, para estar à frente da vossa Igreja. Fazei que, tendo representado na terra o vosso Filho, seja acolhido na glória eterna por Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espirito Santo, por todos os séculos dos séculos.OuÓ Deus, pastor imortal das almas, atendei ao vosso povo suplicante e concedei ao vosso servo, o Papa João Paulo, que presidiu na caridade a vossa Igreja, alcançar misericordiosamente com o rebanho a ele confiado a recompensa de um fiel administrador. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espirito Santo, por todos os séculos dos séculos.Sobre as oferendasSenhor, este sacrifício que nos reconcilia convosco obtenha a bem-aventurada recompensa para vosso servo, o Papa João Paulo, e que vossa misericórdia nos conceda os dons da graça. Por Cristo, nosso Senhor.OuSenhor, olhai benigno para os dons da Igreja suplicante e, pela força deste sacrifício, concedei ao vosso servo, o Papa João Paulo, que colocastes à frente do vosso rebanho como sumo sacerdote, ser contado no céu entre os vossos sacerdotes eleitos. Por Cristo, nosso Senhor.OuSenhor, olhai benigno o sacrifício pacífico do vosso povo, pelo qual confiamos à vossa misericórdia o vosso servo, o Papa João Paulo; a quem na família humana foi instrumento de vossa caridade e de paz, concedei alegrar-se para sempre na assembleia dos vossos santos. Por Cristo, nosso Senhor.Depois da comunhãoAlimentados, Senhor, pelo sacramento da divina comunhão, nós vos pedimos que o vosso servo, o Papa João Paulo, que designastes como fundamento visível da unidade da vossa Igreja na terra, seja associado no céu à felicidade do vosso rebanho. Por Cristo, nosso Senhor.OuSenhor, tende recebido o sagrado auxílio da vossa caridade, nós vos pedimos que o vosso servo, o Papa João Paulo, fiel dispensador dos vossos mistérios na terra, possa para sempre cantar o louvor da vossa misericórdia na glória dos santos. Por Cristo, nosso Senhor.OuSenhor, aproximando-nos da mesa do eterno convívio, imploramos humildemente a vossa misericórdia, por vosso servo, o Papa João Paulo, para que se alegre na contemplação da verdade na qual confirmou fielmente o vosso povo. Por Cristo, nosso Senhor.PREFÁCIO DOS DEFUNTOS IVDa vida terrena à glória do céu
Nas Missas dos fiéis defuntos.Começando a Oração Eucarística, o sacerdote abre os braços e diz ou canta:Pres.: O Senhor esteja convosco.℟.: Ele está no meio de nós.Erguendo as mãos, o sacerdote prossegue:Pres.: Corações ao alto.℟.: O nosso coração está em Deus.O sacerdote, com os braços abertos, acrescenta:Pres.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.℟.: É nosso dever e nossa salvação.O sacerdote, de braços abertos, reza ou canta o Prefácio.Pres.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Vosso poder nos chamou à vida, vossa providência nos conduz; por vossa ordem na terra, da qual fomos tirados, somos absolvidos da lei do pecado e, redimidos pela morte do vosso Filho, despertaremos, ao vosso chamado, para termos parte na glória da sua ressurreição. Por isso, com os Anjos e a multidão dos Santos, vos entoamos um hino de louvor, cantando (dizendo) a uma só voz:Ao seu final, une as mãos e, com o povo, conclui o Prefácio, cantando ou em voz alta dizendo:℟.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!Ⓗ Prossegue-se com a Oração Eucarística.
Sem mais, elevamos ao Senhor através da Virgem Maria, Mãe da Igreja, as nossas orações pelos cardeais e pela Santa Igreja, intensificando nossas súplicas pela breve eleição do Sucessor de Pedro.
Roma, 28 de junho de 2024.
Dom Evaldo Cardeal Habsburgo
Praefectus
Eu o subscrevi,