IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI,
Aos caríssimos filhos, nomeados para o Pontifício Conselho, saúde, paz, e bênção apostólica.
Desde o dia em que o Senhor em sua infinita misericórdia, inspirou no coração dos eminentíssimos membros do Colégio Cardinalício o desígnio de me elegerem Pontífice Máximo, outorgando a mim a sucessão do bem-aventurado Pedro, instituindo-nos como pastor de toda a terra.
Nós, em nosso munus de governar, somos convidados a observar atentamente as necessidades de toda a orbi católica e suprir solicitamente.
Muitas de nossas decisões pesam à nós, por isso contamos com o conselho de veneráveis irmãos íntegros na caridade, solícitos na fé e perseverantes na esperança, como outrora acontecera nos Atos dos Apóstolos, onde perante uma decisão para toda a Igreja o bem-aventurado Pedro juntamente a Tiago, Apóstolo de Jerusalém, convocam todo o colégio apostólico, para que no conselho de seus irmãos ele pudesse deliberar (cf. At 15).
Desta forma, achamos por bem, para melhor assistência a Igreja, a reestruturação do Conselho Pontifício, e assim sendo NOMEAMOS os irmãos subscritos para comporem, esse colegiado que tanto nos ajuda a governar. A saber:
- Dom Erick Breno Ferraz Cardeal Bergoglio - Arcebispo de Salvador;
- Dom Ryan Dias Cardeal Alcântara - Arcebispo do Rio de Janeiro;
- Dom Pablo Cardeal Rundelli - Arcebispo de Medellín;
- Dom Frei Samuel, O.DEM - Bispo de Nossa Senhora do Carmo.
A vós, queridos filhos, exortamos a caridade fraterna, a humildade de coração e a perseverança na oração, para que junto de nós, possam cooperar com o aprisco do Senhor.