Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA
É Ano Santo! Somos também peregrinos da Esperança! - Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança

Instrução | Para o período de Sé Vacante



DOM EVALDO CARDEAL HABSBURGO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O CULTO DIVINO 
E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS


INSTRUÇÕES 
PARA O PERÍODO DE SÉ VACANTE

“Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade. Eu lhe darei uma casa que permaneça para sempre e ele caminhará na minha presença todos os dias.” (1Sm 2, 35).

Caríssimos irmãos, após o repentino falecimento de Sua Santidade o Papa Paulo II,  este Dicastério em sua autoridade vem, através desta, propor orientações litúrgicas para o período de Sede Vacante, observando-se atentamente as orientações propostas pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis III, promulgada pelo Papa João. 

Contudo, sabendo que “a liturgia é presença, é um encontro com Cristo”, segue abaixo recomendações para bem celebrarmos este tempo:

I. Admoestamos a Igreja a se unir em oração pela eleição do novo Pontífice, celebrando, ao menos, em cada (arqui)diocese, uma Eucaristia nesta intenção, bem como a participação ativa nas celebrações Eucarísticas na cidade eterna, presididas pelos cardeais. Esta participação manifesta a unidade plena e total do clero com Colégio Cardinalício, que eleva ao Espírito Santo, súplicas para a eleição do Sucessor do Apóstolo Pedro.

II. Durante a vacância, suprima-se nas Orações Eucarísticas, a citação que contenha o nome do Papa; seja mencionado, apenas, o nome do (arce)bispo local. Sejam usadas as fórmulas como exemplificado a seguir:

Oração Eucarística I: que oferecemos, antes de tudo, pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra, em comunhão com vosso servo o nosso Bispo N., e todos os que guardam a fé católica que receberam dos Apóstolos.

Oração Eucarística II: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro;* que ela cresça na caridade, em comunhão com o nosso Bispo N., os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo.

IV. Em Roma e nas Catedrais (arqui)diocesanas sejam usados paramentos de cor vermelha em todas as missas principais em sufrágio do falecido Pontífice, que não devem ser realizadas em Domingos ou Solenidades. Nas demais Igrejas, devem ser utilizados paramentos roxos. Nestas celebrações, sejam utilizadas as orações para o sufrágio universal das almas e leituras do dia. 

V.  Após o sepultamento do falecido Pontífice a acontecer em quatorze de junho (14/06), somente a Igreja de Roma manterá o privilégio da utilização dos paramentos de cor vermelha, como de costume. A demais Igrejas, após essa data, quando celebrarem algo em sufrágio do falecido Pontífice, devem fazer uso de paramentos de cor roxa ou preta.  Exortamos os bispos titulares a zelarem pelo seu rebanho, para que não haja abusos litúrgicos em relação a essas celebrações.

VI. Cabe aos arce(bispos) incentivar o clero arqui(diocesano) a vivenciar o período de vacância, encorajando-o a celebrar frequentemente e incluir nas paróquias ações que levem a Igreja a se unir em oração, como adorações ao Santíssimo Sacramento, recitações do Santo Terço, Liturgia das Horas, ou afins, tendo como intenção a eleição do novo Papa. 

VII. Fazemos recordar que a morte do pontífice não deve caracterizar uma pausa no calendário litúrgico. Toda a comunidade dos fiéis é convocada a participar ativamente dos mistérios de Cristo que se manifestou, e sempre há de manifestar-se no meio de nós até a sua vinda no fim dos tempos, tendo em vista que também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.

VIII. Após a eleição do Sumo Pontífice, onde for possível, seja celebrada a Santa Missa em ação de graças à eleição do novo Papa, em horário onde se reúna o máximo número de clérigos. Volte a ser incluído imediatamente após o anúncio do HABEMUS PAPAM, o nome do Pontífice eleito na prece Eucarística.

Sem mais, elevamos ao Senhor através da Virgem Maria, Mãe da Igreja, as nossas orações pelos cardeais e pela Santa Igreja, intensificando nossas súplicas pela breve eleição do Sucessor de Pedro.

Roma, 10 de junho de 2024.





Dom Evaldo Cardeal Habsburgo
Praefectus

Eu o subscrevi,