IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
Ao dileto irmão, Cícero Guilherme Ravelli,
nomeado Vigário Apostólico para o Vicariato de Belém, e a todos que desta tomarem
conhecimento, saudação e bênção apostólica, da parte de Deus.
O Senhor Jesus constituiu o seu redio santo, o qual todos compomos como suas ovelhas, como nos recorda o salmista ao afirmar que "o Senhor é nosso Deus ele nos fez e a ele pertencemos, somos seu povo e rebanho do seu aprisco” (Sl 100,3). Não obstante, mas complementando o sentido de seu ministério, dentre as ovelhas o Senhor ordenou pastores para que administrassem o seu rebanho, sendo para elas pontífices que constroem pontes ao céu.
Após duradoura vacância do Bispo para o Vicariato de Belém, a Santa Sé, por meio de seus departamentos, tem mantido especial observância sobre ti, amado irmão, e foram verificados os dotes necessários para administrar esta porção do povo de Deus. Sabendo perfeitamente que para este ofício os mais aptos são aqueles mais dotados não só pelas virtudes, mas também pelo zelo pastoral, pensamos em ti, filho dileto, para dirigir aquele Vicariato.
Já tendo exercido um ardoroso ministério em sua Arquidiocese, mostrou-se pastor zeloso, preocupado e competente. Percebemos, então, que teus dons conviriam muito ao ofício vacante. Por isso, após ouvir o parecer da nunciatura apostólica, nomeamos-te, Vigário Apostólico da Igreja de Deus que está em Belém, com todos os direitos e deveres inerentes a este encargo.
Deves quanto antes tomar posse do teu ofício e do rebanho a ti confiado, ao qual deves zelar com amor de pai, a exemplo de Jesus Cristo, o Bom Pastor. Exortamos, ainda, ao povo de Deus em Belém, receba Dom Ravelli como seu legítimo pastor, o tenham em devida estima, como aquele que vos serve. Por fim, confiamos o ministério de Dom Guilherme Ravelli toda a Igreja do Pará, à intercessão da Virgem Maria, a Senhora de Nazaré, de Santa Ana, mãe da virgem Maria, e dos santos apóstolos Pedro e Paulo.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos vinte e sete dias do mês de junho, do ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, primeiro de nosso pontificado.