Caros irmãos e irmãs em Cristo, povo da Terra de Santa Cruz,
Saúdo de fraterno e esperançoso o Sr. Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, meu amigo de muitas datas.
Saúdo com alegria e comunhão, meu irmão, amigo e companheiro dos pobres o Cardeal Evaldo Habsburgo e em sua pessoa todo o episcopado brasileiro.
É com grande alegria e profunda gratidão venho ate vocês, fiéis do Brasil, por ocasião deste Congresso Nacional Eucarístico. O tema que nos reúne, "Eucaristia, fonte de vida e missão", e o lema "Ide, pois, a caminho e convidem todos para o banquete" (Mt 22,9), nos convidam a refletir sobre a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja e em nossa missão evangelizadora.
A Eucaristia é, sem dúvida, o coração pulsante da nossa fé. É nela que encontramos a fonte inesgotável de vida divina, o alimento que nos fortalece e nos transforma em discípulos autênticos de Cristo. Ao participarmos deste sagrado mistério, tornamo-nos um só corpo e um só espírito, unidos em comunhão com nosso Senhor e uns com os outros. É na Eucaristia que experimentamos a presença viva de Jesus, que se faz pão partido para a vida do mundo.
Este congresso é uma oportunidade singular para renovar nossa fé e nosso compromisso com a missão que nos foi confiada. A mesa da Eucaristia nos chama a viver a partilha, a fraternidade e a solidariedade. O pão eucarístico que partilhamos é símbolo e realidade do amor de Deus por nós, um amor que nos impõe a missão de amar e servir nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados.
O lema deste congresso, inspirado no Evangelho de Mateus, nos impulsiona a sair de nós mesmos e ir ao encontro dos outros. "Ide, pois, a caminho e convidem todos para o banquete" (Mt 22,9). Esta é a nossa vocação: ser missionários do amor de Deus, anunciando a boa nova do Evangelho e convidando todos a participar do banquete da vida eterna. A Eucaristia não é apenas um momento de encontro com Deus, mas um envio para a missão. Somos chamados a ser testemunhas vivas da presença de Cristo no mundo, levando sua luz e sua esperança a todos os cantos da terra.
Em um mundo marcado por tantas divisões, injustiças e sofrimentos, a Eucaristia nos desafia a ser instrumentos de paz e reconciliação. Ao partilharmos o pão eucarístico, somos chamados a reconhecer a dignidade de cada pessoa e a trabalhar pela construção de um mundo mais justo e fraterno. Que este congresso nos inspire a viver mais intensamente a nossa vocação eucarística, tornando-nos verdadeiros missionários do amor de Deus.
Que a Virgem Maria, mulher eucarística por excelência, nos acompanhe e nos guie neste caminho de fé e missão. Que ela interceda por todos nós, para que possamos viver plenamente a alegria de sermos convidados ao banquete do Senhor e de convidar muitos outros a participarem desta mesa de comunhão.