Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Nota de Interpretação | Constituição Apostólica "Beati Misericordes"








 

Prot. Nº. 002/2024


17 de abril de 2024
Cidade do Vaticano.

A todos que lerem estas letras, saúde e paz.


PROÊMIO 
A Bem-aventurada Misericórdia 

A Constituição Apostólica "Beati Misericordes", promulgada hoje pelo Papa Paulo II, em sua introdução, recorda aos fiéis sobre as bem-aventuranças. Dentre elas, se destaca como principal, a Bem-aventurada Misericórdia, que provém de Deus, para distribuir aos homens. Neste sentido, nos alerta principalmente o exercício do perdão, da reconciliação, e de forma específica, a Divina Misericórdia. Como afirma Jesus, são Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 
Enquanto Igreja em Minecraft, nossa missão, é usar da caridade e do perdão uns para com os outros. "As bem-aventuranças retratam o rosto de Jesus Cristo e descrevem-nos a sua caridade: exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua paixão e ressurreição; definem os atos e atitudes características da vida cristã. Misericórdia é um atributo próprio de Deus.", afirmou o Pontífice. De fato, Deus se manifesta a nós em pequenas coisas. E nós, devemos dar testemunho de sua luz, fazendo com que a Igreja seja fiel distribuidora de sua compaixão.

EXERCÍCIO CONTÍNUO 
Da Imitacão de Jesus Cristo 

A Igreja através desta constituição, suplica para que seus filhos estejam abertos ao perdão. Muitas vezes a declaração de censura, se torna discurso e repercussão de ódio, fazendo  com que a Igreja se torne uma "Mãe" rebelde, que julga seus erros sem a devida atenção. Trata-se igualmente da exclusão social, e da falsa doutrina. Que cada vez mais, vai contra a Lei de Deus, resumida em amar ao Senhor e o próximo como a nós mesmos. De nada vale a evangelização, se não há amor. 

A unidade é uma característica fundamental da Igreja. Jesus, ao pedir ao Pai pela unidade da Igreja, isto é, seu corpo composto de muitos fiéis, suplicava a Deus a graça de alcançarmos à comunhão perfeita (Cf. Jo 17, 20-26). A emissão da Constituição Apostólica "Beati Misericordes", manifesta o esforço da Sé Apostólica na promoção da união dos cristãos presentes no orbe digital. Estes, apartados por diversos motivos, do seio maternal da Igreja, são hoje desassociados aos termos que outrora vos foram dirigidos como "escapes" de ódio e rancor. Estes mesmos irmãos são tratados como pagãos, são odiados, perdem a amizade, o convívio cristão, e o amor para com o outro. Ainda se recorda a importância da falta de moralidade e ética, da perda de compaixão. Esquecem que somos católicos, sendo ou não de comunidades separadas. A Igreja toma um papel de que  não se importa com o outro, e impõe uma autoridade que não temos. 

A anatematização deveria ser pauta da Igreja Real. Não há como impor uma ordem que não nos foi dada a autoridade de transmitir. A comunidade perde sua essência, e a contextualização da real missionariedade.

VUNERABILIDADE ECLESIAL
Da ausência da admoestação severa 

A Comunidade agora passa a usar de métodos menos agressivos e rancorosos, para expressar o repúdio de separações e cisões. Os bispos poderão usar de decretos como Suspensão; Exoneração; Demissão; Rebaixamento e demais punições que não sejam severas ao ponto de ferir a pessoa penalizada. Inegavelmente, a excomunhão se tornou motivo de chacota, humilhação, expressão de ódio, e desunião entre os indivíduos. Deixando de existir sua real intenção, que é a correção. 

Em suma, a Constituição emitida pelo Santo Padre, nos traz a refletir sobre os cuidados de exercer o perdão e a reconciliação com os irmãos e irmãs, que não deixam de ser católicos, mas sim, perdem o convívio com o Papa, o Sucessor de Pedro, e a Igreja primitiva.

Que todos aos quais estas letras chegarem, possam dar conhecimento em seu território diocesano. Sobretudo os bispos, que são os colaboradores da Igreja Universal em Minecraft.

CONCLUSÃO 
Considerações Finais 

Por fim, rogamos à Santíssima Virgem Maria, para que nos ajude a ter um coração aberto a Misericórdia de Deus, e sempre nos ajude a perdoar os irmãos, que unidos em Cristo, formamos um só corpo.

"O homem alcança o amor misericordioso de Deus e a sua misericórdia, na medida em que ele próprio se transforma interiormente, segundo o espírito de amor para com o próximo. Que neste momento, possamos colher os frutos da misericórdia uns com os outros, mutuamente. Pois o perdão e a reconciliação, são dons gratuitos de Deus." (Constituição Apostólica Beati Misericordes).

Prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos 

 Antônio Matheus Card. Carneiro 
Intérprete das Letras Apostólicas

Diogo E. Ferreti, OFM
Secretário