PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,
Nesta festa dedicada ao São João Marcos, Evangelista, sentimos as provocações do Mestre em dizer-nos: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado" (cf. Mc 16, 15-16). O Senhor nos envia para evangelizar; esta ação é precisa para aquele ao qual é confiada a plenitude do sacerdócio. Evangelizar não é mitigar, dar migalhas do que nos resta, mas sim dar-se por inteiro na busca do bom testemunho. Afinal, o bom profeta não evangeliza somente pelas palavras, mas faz da sua vida um Evangelho.
Nesse sentido, observando a importância de sermos solícitos para com o
chamado de Deus, considerando as necessidades pastorais da Arquidiocese de Aparecida e as respondendo com sabedoria, utilizando nossa
autoridade apostólica e considerando a orientação do Dicastério para os Bispos,
é com imenso prazer que te nomeamos para ocupar a função de bispo auxiliar
da Arquidiocese de Aparecida, atribuindo a ti todas as responsabilidades e
obrigações vinculadas a tão nobre dever.
Outrossim, dedique-se à missão a ti confiada e, de acordo com o cânone
405, §2, assista com solicitude pastoral ao Bispo Arquidiocesano no governo da
diocese. Que Maria, modelo das vocações, sempre esteja ao seu lado apontando o
caminho certo a seguir: Cristo, o Senhor.
Além do que foi posto, desejamos que esta sua nova missão seja um trabalho que incite ainda mais este exercício contínuo de discernimento e formação que lhe é dado por Cristo. Instigamos-te a sempre, mais e mais, colocar-se com prontidão ao serviço do povo de Deus. Que Maria, primeira cristã, seja exemplo em sua caminhada e interceda por ti ao Senhor da Messe.
Dado e passado em Roma, aos vinte e cinco do mês de abril, do ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, ano jubilar de nossa comunidade, segundo de nosso Pontificado.
Pavlvs Pp. II
Pontifex Maximvs