Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Livreto Celebrativo | Meditação das Dores de Nossa Senhora

 

LIVRETO CELEBRATIVO

SEGUNDA-FEIRA SANTA

MEDITAÇÃO DAS DORES DE MARIA SANTÍSSIMA

Leitor: Meus irmãos, Maria, a Mater Dolorosa, no instante da profecia de Simeão, soube que sua vida seria marcada por angústias e sofrimentos. Hoje, nesta Segunda-feira da Semana Santa, meditemos cada umas das suas 7 Dores, que a piedade popular recorda-nos. Com Maria, acompanhemos Jesus, no Seu “caminho pascal”. Cantemos:

CANTO INICIAL

Estando todos no local devidamente organizado para o início da Celebração, inicia-se o canto inicial com a entrada do Santo Padre.

ESTAVA A MÃE DOLOROSA
JUNTO À CRUZ LACRIMOSA
E ENQUANTO O FILHO PENDIA
E ENQUANTO O FILHO PENDIA

MÃE DE JESUS TRANSPASSADA
DE DORES AOS PÉS DA CRUZ
ROGAI POR NÓS, ROGAI POR NÓS, ROGAI POR NÓS A JESUS
ROGAI POR NÓS, ROGAI POR NÓS, ROGAI POR NÓS A JESUS

DÁ QUE ESSAS CHAGAS SAGRADAS
SEJAM BEM FUNDO CRAVADAS
SENHORA EM MEU CORAÇÃO
SENHORA EM MEU CORAÇÃO

MÃE DE JESUS TRANSPASSADA
DE DORES AOS PÉS DA CRUZ
ROGAI POR NÓS, ROGAI POR NÓS, ROGAI POR NÓS A JESUS
ROGAI POR NÓS, ROGAI POR NÓS, ROGAI POR NÓS A JESUS 

SAUDAÇÃO

Pres: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
O povo responde:
Ass: Amém!

Pres: : Salve, ó Santa Mãe de Deus:
Ass: Vós destes à luz o Rei que governa o céu e a terra pelos séculos eternos.

ORAÇÃO

Pres: Oremos.
Ó Deus, quando o vosso Filho foi exaltado, quisestes que sua Mãe estivesse de pé, junto à cruz, sofrendo com ele. Dai à vossa Igreja, unida a Maria na paixão de Cristo, participar da ressurreição do Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém!

Pode-se fazer uma monição, em breves palavras, antes do início da Celebração.

ENTRADA DA IMAGEM DA VIRGEM MARIA

Todos podem trazer consigo velas.

É importante que não haja vivas, nem glórias e nem palmas durante este momento em respeito à harmonia do momento penitencial.

NA SOLIDÃO DO CALVÁRIO
JUNTO A CRUZ LÁ ESTAVA
MÃE DE JESUS PELAS DORES, A SUA FÉ RENOVAVA

SOU A MÃE DA FORTALEZA E ESPERANÇA
PERSEVEREM NO CAMINHO SEJAM LUZ
FRENTE A TANTOS DESAFIOS DA JORNADA
ESTA VIDA SE RENOVA PELA CRUZ
SOU A MÃE DA FORTALEZA E ESPERANÇA
PERSEVEREM NO CAMINHO SEJAM LUZ
FRENTE A TANTOS DESAFIOS DA JORNADA
ESTA VIDA SE RENOVA PELA CRUZ

TEU CORAÇÃO FOI FERIDO
PELA CRUEL VIL ESPADA
QUE APONTOU NOVO RUMO
VIDA DO AMOR CONQUISTADA

SOU A MÃE DA FORTALEZA E ESPERANÇA
PERSEVEREM NO CAMINHO SEJAM LUZ
FRENTE A TANTOS DESAFIOS DA JORNADA
ESTA VIDA SE RENOVA PELA CRUZ
SOU A MÃE DA FORTALEZA E ESPERANÇA
PERSEVEREM NO CAMINHO SEJAM LUZ
FRENTE A TANTOS DESAFIOS DA JORNADA
ESTA VIDA SE RENOVA PELA CRUZ

VEM ENSINAR-NOS MARIA
A RECRIAR ESTA HISTORIA
PELO TRABALHO DO REINO
SEM VIOLÊNCIA OU DISCÓRDIA

SOU A MÃE DA FORTALEZA E ESPERANÇA
PERSEVEREM NO CAMINHO SEJAM LUZ
FRENTE A TANTOS DESAFIOS DA JORNADA
ESTA VIDA SE RENOVA PELA CRUZ
SOU A MÃE DA FORTALEZA E ESPERANÇA
PERSEVEREM NO CAMINHO SEJAM LUZ
FRENTE A TANTOS DESAFIOS DA JORNADA
ESTA VIDA SE RENOVA PELA CRUZ

I DOR - MARIA ACOLHE A PROFECIA DE SIMEÃO (LC 2, 34-35)

Canto: Pecadores redimidos com o sangue do senhor
Atendei, olhai se existe dor igual à minha dor
Dolorosa, aguda espada transpassou-me o coração
Quando a morte do meu filho me predisse simeão.

Acende-se uma vela.

Leitor: Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “eis que esse menino foi posto para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição. E a ti uma espada transpassará tua alma! Para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações”.

Pres:  Compadecemo-nos de Vós, Senhora, pela dor que padecestes com a profecia de Simeão, quando vos disse que o Vosso coração seria o alvo da paixão de vossas dores, obrigando-vos em memória desta dor.

Reza-se um Pai-Nosso e uma Ave Maria.

II DOR - A SAGRADA FAMÍLIA SAI EM FUGA PARA O EGITO (MT 2,13-18)

Canto: Junto ao filho, para o egito, eu fugi, com dor atroz
Quando herodes o buscava, para dá-lo ao vil algoz

Acende-se uma vela.

Leitor: Após sua partida, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: "Levante-se, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino
para matá-lo". Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito, onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho".

Pres:  Compadecemo-nos de Vós, Senhora, pela dor que sofrestes no desterro ao Egito, pobre e necessitada naquela longa viagem. Fazei, Senhora, que sejamos livres das perseguições de nossos inimigos.

Reza-se um Pai-Nosso e uma Ave Maria.

III DOR - PERDA DO MENINO JESUS NO TEMPLO (LC 2, 48-51)

Canto: Quem dirá meu sentimento? Desolada me encontrei
Vendo o filho meu perdido. Por três dias o busquei

Acende-se uma vela.

Leitor: Ao vê-lo, ficaram surpresos, e sua mãe lhe disse: "meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos". Ele respondeu: "Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?" Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes dissera. Desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, conservava todos esses fatos em seu coração.

Pres:  Compadecemo-nos de Vós, Senhora, pela dor que padecestes, com a perda de vosso Filho em Jerusalém por três dias. Concedei-nos lágrimas de verdadeira dor para chorar nossas culpas, pelas vezes que perdemos nosso Deus.

Reza-se um Pai-Nosso e uma Ave Maria.

IV DOR - MARIA SE ENCONTRA COM JESUS NO CAMINHO DO CALVÁRIO (LM 1,12)

Canto: Que martírio na minh’alma, encontrando meu Jesus
No caminho do calvário, arquejante sob a cruz

Acende-se uma vela.

Leitor: “Ó vós todos, que passais pelo caminho: olhai e julgai se existe dor igual à dor que me atormenta, a mim que o Senhor feriu no dia de sua ardente cólera”.

Pres:  Compadecemo-nos de Vós, Senhora, pela dor que padecestes vendo vosso Filho com a cruz sobre os ombros, caminhando para o Calvário entre escárneos, baldões e quedas. Fazei, Senhora, que levemos com paciência a cruz da mortificação e dos trabalhos.

Reza-se um Pai-Nosso e uma Ave Maria.

V DOR - MARIA ESTÁ DE PÉ JUNTO À CRUZ DE SEU FILHO JESUS (JO 19, 25-27)

Canto: Mas, ó céu, ó terra, vede: Dor maior não pode haver
Vendo a morte do meu filho, foi milagre eu não morrer!

Acende-se uma vela.

Leitor: Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, então vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis o teu filho!”. Depois disse ao discípulo: “Eis tua mãe!”. E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa.

Pres:  Compadecemo-nos de Vós, Senhora, pela dor que padecestes vendo morrer vosso Filho, pregado numa cruz entre dois ladrões. Fazei, Senhora, que pela cruz de vosso Filho sejamos livres dos nosso vícios e paixões desordenadas.

Reza-se um Pai-Nosso e uma Ave Maria.

VI DOR - MARIA RECEBE EM SEUS BRAÇOS O CORPO DO SEU FILHO (MT 27, 57-59)

Canto: Contemplai meu sofrimento, minha angústia ao pé da cruz
Pela lança transpassado, vi meu filho, o meu Jesus

Acende-se uma vela.

Leitor: “À tardinha, um homem rico de Arimateia, chamado José, que era também discípulo de Jesus, foi procurar Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Pilatos cede-o. José tomou o corpo, envolve-o num lençol branco”.

Pres:  Compadecemo-nos de Vós, Senhora, pela dor que padecestes ao receberdes em vossos braços aquele Santíssimo Corpo de Jesus repleto por tantas chagas e feridas. Fazei, Senhora, que nosso coração viva ferido do amor divino, e morto a todo amor profano.

Reza-se um Pai-Nosso e uma Ave Maria.

VII DOR - SEPULTURA DE JESUS (JO 19, 40-42)

Canto: Oh! Que dor mais cruciante, que suprema solidão
Ao levarem-no ao sepulcro, invadiu-me o coração

Acende-se uma vela.

Leitor: “Tomaram então o corpo de Jesus e o envolveram em faixas com os aromas, como os judeus costumam sepultar. Havia um jardim, no lugar em que ele foi crucificado, e no jardim, um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado. Ali então, por causa da Preparação dos judeus e da proximidade do túmulo eles depositaram Jesus”.

Pres: Compadecemo-nos de Vós, Senhora, pela dor que padecestes em vossa piedade, depois de sepultado vosso Filho. Fazei, Senhora, que fiquemos sepultado para tudo o que é terreno e vivamos só para Deus e para vós.

Reza-se um Pai-Nosso e uma Ave Maria.

CANTO DE INCENSAÇÃO E CONTEMPLAÇÃO DA IMAGEM

Se incensa a imagem, e se medita interiormente as dores de nossa mãe.

VIRGEM BENDITA DO CÉU RAINHA
MÃE AMOROSA DOS PECADORES
COM VOSSO MANTO RICO DE GRAÇAS
Ó DEFENDEI-NOS POR VOSSAS DORES

VIRGEM DAS DORES SANTA SENHORA
DA NOSSA TERRA SOIS DEFENSORA
GUARDAI DO MAL A NOSSA VIDA
ABENÇOAI-NOS Ó MÃE QUERIDA

CRUÉIS ESPADAS VOS TRANSPASSARAM
O CORAÇÃO DE MÃE CARINHOSA
PELOS PECADOS DA HUMANIDADE
AO PÉ DA CRUZ FICASTE CHOROSA

VIRGEM DAS DORES SANTA SENHORA
DA NOSSA TERRA SOIS DEFENSORA
GUARDAI DO MAL A NOSSA VIDA
ABENÇOAI-NOS Ó MÃE QUERIDA

PELOS TORMENTOS COM QUE PASSASTE
SENHORA NOSSA VIRGEM DAS DORES
NÓS VOS PEDIMOS VINDE LIVRAR-NOS
DA CRUEL GUERRA E DE SEUS HORRORES

ORAÇÃO FINAL

Pres: Mãe de Deus, Mãe Soberana, Mãe das Dores de hoje e para sempre eu me entrego a vós, como filho e servo. Consagro ao vosso serviço a minha alma, o meu corpo e tudo que me pertence. Abençoa a minha família, os meus trabalhos, os meus haveres. Sede minha protetora na vida e conduzi-me ao céu para viver por toda a eternidade. 

BÊNÇÃO FINAL 

Se for necessário, façam-se breves comunicações ao povo.

Em seguida, faz-se a despedida. O sacerdote, voltado para o povo, abre os braços e diz:
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.

Pres.: O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua benção.
℟.: Amém.

Pres.: Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida.
℟.: Amém.

Pres.: E vós, que vos reunistes hoje para meditar suas Dores, possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno.
℟.: Amém.

Pres.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
℟.: Amém.

Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Diác. ou Pres.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
℟.: Graças a Deus!


Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita com os ministros a devida reverência, retira-se.

ANTÍFONA MARIANA

SUB TUUM PRAESIDIUM CONFUGIMUS, SANCTA
DEI GENETRIX; NOSTRAS DEPRECATIO NES NE
DESPLICIAS IN NECESSITATIBUS NOSTRIS, SED A
PERICULIS CUNCTIS LIBERA NOS SEMPER, VIRGO
GLORIOSA ET BENEDICTA.