Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Cerimônia Exequial | Fora da Missa


Cerimônia Exequial, Rainha Diana Spencer

Por Sua Santidade, o Papa Paulo II

 RITOS INICIAIS

Se se celebra a Liturgia da Palavra sem o Sacrifício Eucarístico e sem que esta tenha sido antecedida imediatamente do rito do acolhimento do féretro, depois do cântico de entrada, estando todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o ministro diz: 

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos se benzem e respondem: Amém.

Em seguida o ministro sagrado saúda os presentes, dizendo:

A paz esteja convosco.

Todos respondem:

O amor de Cristo nos uniu.

Em seguida, se for oportuno, faz uma breve admonição, com estas palavras ou outras semelhantes:

Irmãos: A morte da nossa querida irmã Diana Spencer enche-nos de tristeza e recorda-nos como é frágil e breve a vida do homem. Mas neste momento de tribulação, conforta-nos a nossa fé. Cristo vive eternamente, e o seu amor é mais forte do que a morte. Por isso, não deve vacilar a nossa esperança. O Pai de misericórdia e Deus de toda a consolação vos conforte nesta tribulação.

Depois diz a oração coleta. 

Oremos

Deus, Pai todo-poderoso, que nos destes a fé na morte e ressurreição do vosso Filho, concedei à vossa serva Diana Spencer, que adormeceu em Cristo, a graça de ressuscitar com Ele para a vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


LITURGIA DA PALAVRA

Leitura I

Leitura do Livro da Sabedoria As almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; a sua saída deste mundo foi considerada uma desgraça, e a sua partida do meio de nós um aniquilamento. Mas eles estão em paz. Aos olhos dos homens eles sofreram um castigo, mas a sua esperança estava cheia de imortalidade. Depois de leve pena, terão grandes benefícios, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de Si. Experimentou-os como ouro no crisol e aceitou-os como sacrifício de holocausto. Os que n’Ele confiam compreenderão a verdade, e os que Lhe são fiéis permanecerão com Ele no amor, pois a graça e a misericórdia são para os seus santos e a sua vinda será benéfica para os seus eleitos. Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial

Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

O Senhor é minha luz e salvação: a quem hei de temer? O Senhor é o protetor da minha vida: de quem hei de ter medo?

Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

 Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio: habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para gozar da suavidade do Senhor e visitar o seu santuário. 

Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica, tende compaixão de mim e atendei-me. A vossa face, Senhor, eu procuro: não escondais de mim o vosso rosto. 

Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

Espero vir a contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos. Confia no Senhor, sê forte. Tem coragem e confia no Senhor.

Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

Aclamação antes do Evangelho

V. A nossa pátria está nos Céus, donde esperamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Evangelho

V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé:

6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’?10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acre­ditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

Depois da leitura bíblica, o ministro ordenado pode dirigir aos presentes umas breves palavras de homilia.

Em seguida, o ministro pode convidar os presentes a professar a sua fé com estas palavras ou outras semelhantes:

Com a esperança posta na ressurreição e na vida eterna que em Cristo nos foi prometida, professemos agora a nossa fé:

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor: que foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém. 

Oração conclusiva

Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Pode terminar-se dizendo:

V. Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno.

R. E que a luz perpétua a ilumine.