PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,
ao querido irmão Pietro Rohr Almeida, eleito bispo auxiliar da Diocese do Rio de Janeiro e a todos que a esta lerem ou desta tomarem conhecimento, saudação e bênção apostólica.
Na sua carta a Timóteo, Paulo enfatiza a sua missão evangelística, lembrando Timóteo da imposição de mãos que lhe deu dons espirituais. Ele incentivou o apóstolo Timóteo a não ignorar as limitações deste chamado. A ênfase está na responsabilidade de usar os dons dados por Deus para proclamar a mensagem redentora. Esta passagem enfatiza que, apesar das nossas fraquezas pessoais, o chamado à evangelização transcende as nossas limitações e obriga-nos a agir com diligência e fidelidade. Por isso, somos chamados a partilhar o evangelho, confiando que a eficácia da mensagem reside na obra do espírito Sagrado, que nos fortalece para além das nossas fraquezas.
Portanto, utilizando nossa autoridade apostólica e considerando a orientação do Dicastério para os Bispos e do Conselho Papal, é com imenso prazer que te nomeamos para ocupar a função de bispo auxiliar da Diocese do Rio de Janeiro, atribuindo a ti todas as responsabilidades e obrigações vinculadas a tão nobre dever.
Outrossim, dedique-se à missão a ti confiada e, de acordo com o cânone 405, §2, assista com solicitude pastoral ao Bispo Diocesano no governo da diocese. Que Maria, modelo das vocações, sempre esteja ao seu lado apontando o caminho certo a seguir: Cristo, o Senhor.
Além do que foi posto, desejamos que esta sua nova missão seja um trabalho que incite ainda mais este exercício contínuo de discernimento e formação que lhe é dado por Cristo. Instigamos-te a sempre, mais e mais, colocar-se com prontidão ao serviço do povo de Deus. Que Maria, primeira cristã, seja exemplo em sua caminhada e interceda por ti ao Senhor da Messe. Que saibas proclamar a Boa Nova para todos, mesmo com as limitações que nos abarcam em nosso ambiente de evangelização.
Dado e passado em Roma, aos vinte e três do mês de janeiro, do ano do
Senhor de dois mil e vinte e três, ano jubilar de nossa comunidade, segundo de
nosso Pontificado.
Pavlvs Pp. II
Pontifex Maximvs