PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,
ao querido irmão Gabriel Torres, eleito
bispo auxiliar da Diocese
do Rio de Janeiro e a todos que a esta lerem ou desta
tomarem conhecimento,
saudação e bênção apostólica.
Evangelizadores: esta é a nossa missão confiada por Deus. A Caridade em nossos corações deve suscitar-nos a sempre, mais e mais, adentrarmos no mistério da fé e do amor que nos proporciona o chamado de Deus em nossas vidas.
Ao contemplar as exigências pastorais da Diocese do Rio de Janeiro, julgamos prudente e favorável designar um Bispo auxiliar para colaborar com o Bispo Diocesano na execução de suas responsabilidades pastorais. Após devida análise do parecer do Dicastério para os Bispos, é com notável confiança que identificamos em ti, estimado irmão, a capacidade necessária para assumir tal ministério.
Nesse contexto, utilizando de nossa autoridade apostólica e considerando as orientações do Dicastério para os Bispos, é com imensa alegria que nomeamos-te para assumir a função de bispo auxiliar na Diocese do Rio de Janeiro, localizada no Brasil, atribuindo-lhe todas as responsabilidades e deveres associados a tão nobre posição.
Outrossim, dedique-se à missão a ti confiada e, de acordo com o cânone 405, §2, assista com solicitude pastoral ao Bispo Arquidiocesano no governo da diocese. Que Maria, modelo das vocações, sempre esteja ao seu lado apontando o caminho certo a seguir: Cristo, o Senhor.
Dado e passado em Roma, aos vinte e um do mês de dezembro, do ano do
Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.
Pavlvs Pp. II
Pontifex Maximvs