PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,
ao dileto filho Filipe Ferreira Silva, até então presbítero incardinado na Diocese de Overland/Monte Carlo, eleito bispo titular de Carmeiano e auxiliar de São Salvador da Bahia, saudação e bênção apostólica.
Desta sé apostólica de Pedro, concedida a nós por divina providência, dirigimos nossos olhares compassivos a todas as realidades e igrejas que procedem de nosso zelo pastoral, permanecendo em plena comunhão conosco. Assim, nosso estimado irmão, Dom Gabriel Hoffman Cardeal Pavan, Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia, recorreu a nós solicitando um auxílio para fortalecer o serviço pastoral àquela porção do rebanho.
O pedido do Arcebispo de São Salvador foi acolhido com benevolência e, após cuidadosa consideração, decidimos agraciar-lhe com a nomeação de um bispo auxiliar. E tu, dileto filho, foste identificado como possuidor dos dons essenciais para o progresso frutífero do ministério episcopal, mostrando-te idôneo para tal empreendimento.
Assim sendo, ouvindo o parecer do Dicastério para os Bispos, e exercendo nossa autoridade apostólica, te nomeamos bispo tiular de Carmeiano e auxiliar de São Salvador da Bahia, investindo-te com todos os direitos e responsabilidades inerentes a tal ministério e ofício. Deverás receber a ordenação episcopal por nossas mãos, dentro da cidade de Roma, seguindo as normas litúrgicas estabelecidas e prestando o devido juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores.
Deste modo, dileto filho, confiamos-te aos cuidados do Deus Onipotente e, calorosamente, encorajamos-te a desempenhar um papel proeminente em teu novo cargo, mantendo uma liderança fecunda à frente do povo de Deus, em comunhão estreita com teu Arcebispo, independentemente das circunstâncias adversas ou favoráveis.
Por fim, recorda-te das palavras das Sagradas Escrituras: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.” (Jo 10,11). Nesse espírito, configura-te como o Bom Pastor, dedicando-te incansavelmente à edificação do Reino de Deus.
Dado e passado em Roma, aos quinze dias do mês de outubro, do ano do Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.
Pavlvs Pp. II
Pontifex Maximvs