PAVLVS EPISCOPVSSERVVS SERVORVM DEI
PAVLVS EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
Ao venerável irmão Antônio Matheus Carneiro , Reitor do Pontifício Seminário Romano, nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Tessália, e à todos que dessas letras lerem, ouvirem ou tenham conhecimento, saudação e bênção apostólica.
Nós somos verdadeiramente o Corpo de Cristo, a Igreja em missão. Somos os membros da Santa Igreja, unidos em um só Corpo e em um só Espírito, o da Verdade e da Unidade. Portanto, não há lugar para divisões nem desrespeito, pois isso mancharia o Corpo santo e místico da Igreja, Nosso Senhor. Todos nós somos importantes para a obra de evangelização.
Conscientes da missão evangelizadora que devemos abraçar, após uma cuidadosa análise e em decorrência da renúncia do Excelentíssimo Dom Arthur Henrique, que dedicou seu trabalho como evangelizador na Diocese de Tessália, reconhecemos a necessidade pastoral de nomear um Administrador Apostólico para continuar a anunciar o Reino de Deus a todos os povos, até que nos dignemos nomear um novo bispo para esta Igreja particular.
Anteriormente, dileto irmão, fostes “visto idôneo e capacitado pelos dotes necessários ao exercício do ministério episcopal”. Agora, novamente, confiando no Espírito Santificador, que faz o homem nascer de novo, que superabunda onde um dia reinou o pecado e que faz nova todas as coisas, o vemos capacitado para assumir, em nosso nome, o gerenciamento curial, o cuidado pastoral e espiritual, dessa parcela do Povo de Deus que reside na Cidade de Tessália , e se reúne em torno da Catedral de São José. À vista disso, tornamos pública a nossa decisão de nomear-te Administrador Apostólico da Diocese de Tessália, gozando de todos os direitos e deveres inerentes ao ofício confiado.
Dito isto, invoco sobre vós, dileto irmão, todas as bênçãos e graças necessárias para bem apascentar as ovelhas do Senhor, sob a poderosa ajuda e intercessão da Santa Mãe de Deus e da Igreja Universal. Admoesto, ainda, que o clero local, assim que desta tomar parte, acolha este que ora enviamos para o meio de vós, com o coração e o espírito abertos à renovação e realização do plano divino.
Dado e passado em Roma, junto de São Pedro, aos onze dias do mês de agosto do Ano Santo Vocacional de dois e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.
✠ PAVLVS PP. II
Pontifex Maximus