Eminentíssimos senhores Cardeais, excelentíssimos senhores Bispos, reverendíssimos presbíteros e diáconos, amados religiosos e caríssimos irmãos que tomarem conhecimento desta, saudação e benção no Senhor.
O Eterno Pai após enviar seu Filho unigênito para nos salvar e nos livrar da escravidão e mazelas do pecado, quis que Cristo Jesus amasse os seus e os unisse em um só rebanho. Para apascentar este grande rebanho e cada dia mais aumentá-lo, instituiu na Sua Igreja vários ministérios que se destinam ao bem de todo o povo de Deus'' Constituição Dogmática LUMEN GENTIUM, Papa Paulo VI, Capítulo III, nº 18.
De maneira afetuosa, devo como Sucessor de Pedro dirigir o meu olhar de Pastor a todo o orbe católico. De maneira especial contamos com a colaboração do Colégio de Cardeais e seus membros como fonte segura de apoio e amor para com a igreja, reconhecemos que existe ciclos, alguns abrem outros se fecham. Com isso, sua eminência o Cardeal Henrique Azevedo Gänswein apresentou para nós seu pedido de afastamento.
Devido a estes motivo apresentado, foi considerado viável à sua emeritação. Portanto, usando de minha autoridade, DECRETO a EMERITAÇÃO do eminentíssimo Cardeal e nomeamos Cardeal-bispo de Frascati e deixamos livre para desemprenhar seu dever como cardeal na igreja, onde o Espirito Santos precisar e chamar a anunciar.
Envio a Dom Henrique Gänswein meus sinceros votos de agradecimento por seus tempos de trabalho em nosso Apostolado. E lhe concedo minha bênção apostólica, recordando sempre que poderá estar em convivência conosco sempre que desejar.
Dado e passado em Roma, cidade eterna, junto do Beato Apóstolo Pedro, aos cinco dias do mês de junho, do ano da graça de nosso Senhor, Jesus Cristo, de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.
✠ PAVLVS PP. II
Pontifex Maximvs