Prot. Nº. 011/2023
27 de julho de 2023
Cidade do Vaticano.
A todos os que estas letras lerem,
em especial ao caríssimo Pe. Marcelo Araújo,
sejam concedidas bençãos e graças em abundância.
Foi designada a este dicastério, por vontade do Sumo Pontífice, a missão de legislar sobre tudo quanto diga respeito “àquilo que, por disposição do direito, compete à Sé Apostólica quanto à regulamentação e promoção da sagrada liturgia e à vigilância para que as leis da Igreja e as normas litúrgicas sejam fielmente observadas por todo o lado.” [1].
Isto posto, consideramos ainda o que define a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium em seu art. 59: “O Dicastério trata da regulação e da disciplina da sagrada liturgia no que diz respeito ao uso – concedido segundo as normas estabelecidas – dos livros litúrgicos anteriores à reforma do Concílio Vaticano II” [2].
Feitas as preliminares considerações, chegou a este Dicastério a solicitação do Rev.mo Padre Marcelo Araújo, presbítero incardinado à Diocese de Monte Carlo, para que pudesse obter a autorização para a celebração do Rito Romano em sua Forma Extraordinária, seguindo as determinações impostas pelo Sacrossanto II Concílio de Latrão, no Decreto "Varietas In Ecclesia".
Tendo analisado o pedido postulado pelo referido sacerdote e constatado os pressupostos mínimos para a concessão, AUTORIZAMOS o Padre Marcelo Araújo a celebrar a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano.
O reverendo presbítero deverá solicitar ao ordinário local que designe a igreja destinada à celebração utilizando-se das edições do Missale Romanum promulgadas pelos Pontífices antes do Concílio Vaticano II, bem como deverá seguir diligentemente as determinações conciliares que tratam do assunto, mais exatamente no Decreto supracitado.
Sem mais, rogo as mais copiosas bênçãos de Deus sobre o ministério do reverendo e possa ser frutuosa a celebração do santo sacrifício nesta tão bela forma.
† João Paulo Araújo SOARESPrefeito
________________
Referências
[1] - Constituição Apostólica PRAEDICATE EVANGELIUM, do Papa João, art. 54;
[2] - Constituição Apostólica PRAEDICATE EVANGELIUM, do Papa João, art. 59.