Ao estimado irmão Alexsander Felipe Silva, até aqui
Bispo auxiliar da Diocese de Tessália, eleito Bispo
auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Salvador
da Bahia, Primaz do Brasil, e a todos que esta lerem ou
desta tomarem conhecimento, saudação e bênção apostólica.
O serviço ao Senhor requer trabalhadores dispostos a assumir as responsabilidades ligadas às atividades confiadas a eles, com o objetivo de administrar melhor os territórios onde o povo de Deus se encontra, especialmente para pastorear esse povo sacerdotal e laical de forma mais eficaz.
É esperado que um pastor saiba lidar com as ovelhas, guiar o rebanho, para que possam chegar a um lugar seguro e descansar após a longa jornada. A recompensa aguarda-nos na glória eterna, desde que sejamos bons pastores, conduzindo as ovelhas pelo caminho correto, evitando ser maus pastores que colocam em risco suas próprias vidas e a do rebanho. Portanto, exortamos-te a ser como um bom pastor, dedicado e disposto a dar a própria vida pelas ovelhas, cuidando delas com carinho e amor, não as tumultuar e fazer aversão ao seu pastor.
Por isso, dados os últimos acontecimentos, para uma reflexão e maturação pessoal, utilizando de nossa autoridade apostólica, nomeamos-te Bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, com todos os deveres inerentes a esse cargo.
Por fim, rogamos à Virgem Santíssima que interceda por ti neste teu ofício que te confiamos, e que, nessa nova missão, possas refletir sobre tuas atitudes e teu ministério episcopal, para que, em Cristo, encontre o verdadeiro exemplo do Bom Pastor.
Dado e passado em Roma, no Palácio Apostólico, a dezenove de junho do ano do Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.
✠ PAVLVS PP. II
Pontifex Maximvs
✠ Henricum Card. GÄNSWEIN