Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Coobitus, Depositio et Tumulatio | Ioannes

COOBITUS, DEPOSITIO ET TUMULATIO
IOANNES, SANCTÆ MEMORIÆ

—————————————

Na luz de Cristo ressuscitado dos mortos, a 11 de Abril do ano do Senhor de 2023, às 20 horas e 07 minutos da noite, quando o dia de terça-feira chegava ao fim, e já vivenciando  a Oitava de Páscoa, o amado Pastor da Igreja, João, passou deste mundo para o Pai. Toda a Igreja em oração acompanhou o seu trânsito, especialmente o povo que rezava intensamente na praça.

João foi o 36.º Papa. A sua memória permanece no coração da Igreja e da humanidade inteira.

Ryan Dias, eleito Papa a 11 de Julho de 2022, nasceu em Lisboa, a 10 de abril de 1943 e foi batizado dois dias depois na igreja paroquial pelo sacerdote Francisco Carlos. Aos nove anos recebeu a Primeira Comunhão e aos 18 o sacramento da Confirmação.

A partir de 1955, sentindo-se chamado ao sacerdócio, frequentou os cursos de formação do seminário de Lisboa. A 05 de setembro de 1964 recebeu a ordenação sacerdotal.

Desempenhou vários cargos pastorais e ensinou no seminário; foi reitor, vigário geral, entre outras funções a serviço do reino. A 11 de Janeiro de 1979, o Papa Bento VII  nomeou-o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, depois foi nomeado bispo auxiliar de Roma no dia 23 do seguinte mês e ano.  Pio IV criou-o Cardeal no dia 02 de maio. No mesmo ano o Papa destinou-o à sede de Aparecida como Arcebispo.

No Conclave de julho foi eleito Papa pelos Cardeais no dia 11, assumindo o nome de João. A 29 de Agosto, Dia do Senhor, solenemente foi coroado Pontífice da Igreja.

O pontificado de João foi um dos mais longos da história da Igreja. Nesse período, sob vários aspectos, verificaram-se muitas mudanças. Conta-se a queda de certos regimes, para a qual, ele mesmo contribuiu. A fim de anunciar o Evangelho realizou muitas viagens, em várias nações.

João exerceu o ministério Petrino com incansável espírito missionário, dedicando todas as suas energias impelidas pela sollicitudo omnium ecclesiarum e pela caridade aberta à humanidade inteira. Mais do que qualquer Predecessor, encontrou o Povo de Deus e os Responsáveis das Nações, nas Celebrações, nas Audiências gerais e especiais e nas Visitas pastorais.

Alargou notavelmente o Colégio dos Cardeais, criando 04 cardeais (mais um in pectore). Convocou um Concilio Ecumênico realizado em Latrão. Erigiu Dioceses e Circunscrições, em particular em servidores de missão.

Reformou os Códigos de Direito Canônico do Ocidente, criou novas Instituições e reorganizou a Cúria Romana.

Como “sacerdos magnus” exerceu o ministério litúrgico na Diocese de Roma e em todo o mundo, em plena fidelidade ao Concílio de Latrão. Promoveu de maneira exemplar a vida e a espiritualidade litúrgica e a oração contemplativa, especialmente a adoração eucarística e a oração do Santo Rosário. Sob a sua guia a Igreja celebrou o Ano Vocacional, promovendo a renovação espiritual da Igreja.

O magistério doutrinal de João é muito rico, publicando 103 documentos e 2 ainda para serem publicados. Guarda do depósito da fé, ele dedicou-se com sabedoria e coragem à promoção da doutrina católica, teológica, moral e espiritual, e a contrastar durante todo o seu Pontificado tendências contrárias à genuína tradição da Igreja.

João deixou a todos um testemunho admirável de piedade, de vida santa e de paternidade universal.


CORPUS

IOANNES PP.

VIXIT A. MCMXLII M. IV D. X

ECCLESIÆ UNIVERSÆ PRÆFUIT

A. MMXXII M. IV D. XI AD D. XI M. IV A. MMXXIII

DECESSIT DIE XI M. APRILIS ANNO DOMINI MMXXIII


SEMPER IN CHRISTO VIVAS, PATER SANCTE!

Roma, no décimo quarto dia do mês de abril,
do ano do Senhor de dois mil e vinte e
três, durante o tempo da Sé vacante.



 Arthur Henrique Aquino
Mestre das Celebrações Litúrgicas
                               

As testemunhas das celebrações e da tumulação:

 Pietro Albuquerque Card. Ferraz
Camerlengo da Câmara Apostólica

 Henrique Azevedo Card. Gänswein
Decano do Colégio Cardinalício

 Ryan Dias Card. Alcântara
Vice-Decano do Colégio Cardinalício

 Matheus Alves Card. Souza
Cardeal

 Cícero Guilherme Ravelli Santos
Bispo

Mons. Gabriel Hoffmann Ferraz Pavan
Bispo Eleito