Ao estimado irmão Ryan Dias Alcântara, até aqui
Bispo Auxiliar eleito da Diocese de Roma, nomeado
Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese Metropolitana de São
Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, e a todos que esta lerem ou desta
tomarem conhecimento, saudação e bênção apostólica.
Nosso Senhor voltou e volta os seus olhos sobre aqueles que mais precisam; como um pai que teme pelo bem-estar de seus filhos, nosso Senhor Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar das garras de Satanás e, hoje, continua a se preocupar e a guiar todo o seu rebanho, que por sua Providência, fora confiado a nós.
Com isso, voltamos nossos olhos para a Arquidiocese Metropolitana de São Salvador da Bahia, Sede Primacial do Brasil, que estando sem pastor - tendo em vista nossa eleição à Cátedra Petrina - é necessário que lhes enviássemos um novo Arcebispo.
Nós, inspirados pelo Espírito Santo, vimos em ti, caríssimo irmãos que és habilitado a assumir o cuidado administrativo, pastoral e espiritual desta parcela do Povo de Deus residente na Arquidiocese de Salvador.
Portanto, usando de nossa autoridade apostólica, tendo favorável parecer do Colégio Apostólico, nomeamos-te Arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, com todos os direitos e deveres conferidos pelo Direito a este cargo. Possas, em tempo oportuno, vir à esta Sede Apostólica solicitar o Pálio Pastoral, para que seja por nossas mãos imposto a ti como sinal do Bom Pastor e de tua dignidade Metropolita.
Conhecendo o vosso serviço pastoral e confiando que poderá mais uma vez unir o rebanho e conduzi-lo à salvação, rogamos as bênçãos de Deus todo-poderoso sobre vós e sobre todo o território desta Igreja particular. Bem como, fazemos votos para que tenha um frutífero pastoreio.
Finalmente, rogamos a intercessão de Maria Santíssima, a Imaculada Conceição, que interceda pelo seu ministério para que possas pastorear todo o rebanho a ti confiado, para que o vosso povo não fique sem apoio em qualquer coisa que possa surgir, tanto espiritual quanto material.
Dado e passado em Roma, no Palácio Apostólico, a vinte e cinco de abril do Ano Santo Vocacional de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.
✠ Paulus Pp. II
Pontifex Maximus
Eu o subscrevi,
✠ Henrique Card. GÄNSWEIN
Sec. de Estado