IOANNES, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho, Gabriel Hoffmann Ferraz
Pavan, nomeado Bispo Auxiliar da Diocese de Roma,
e a todos que desta tomarem conhecimento, saudação e bênção apostólica, da parte de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo.
O rebanho, isto é, a Igreja, nunca se sente ou sentirá abandonado, pois sabemos que "o Senhor é nosso Deus ele nos fez e a ele pertencemos, somos seu povo e rebanho do seu aprisco” (Sl 100,3). Este Deus que habita em luz inacessível (cf. ITm 6,16) se revela através de seu Filho, Jesus Cristo, que apresenta-nos o evangelho que liberta a pessoa humana da escravidão do pecado. Desta maneira, queremos anunciar por toda parte sua magnanimidade para que todos possam experimentar quão bom e suave é o Senhor para os que nele confiam e para os que o buscam (cf. Lm 3,25).
Desta maneira, dadas as necessidades pastorais da Diocese de Roma (Sé Administrativa) vimos que era necessário um novo bispo para auxiliar-nos nesta Circunscrição Eclesiástica. Pois, bem sabemos, o bispo é o representante de Cristo para o seu povo (cf. CIC 1560) com o dever e poder de ensinar, guiar e santificar este rebanho. Sendo um ministério tão sério, faz-se necessário que o candidato goze de boa fama, compromisso, zelo pastoral e piedade, bem como fraternidade e respeito com todo o magistério espalhado pelo orbe minecraftiano.
Dito isto, dirigimos nossa atenção à Igreja de Roma, vemos por bem nomear um pastor que, com ardor missionário, seja completa testemunha do Cristo bom pastor. Sendo “aquele que detém o sacerdócio pleno, se faz presente no meio dos fiéis como figura do Senhor Jesus Cristo, eterno pontífice e sacerdote”.
Posto isto, consideramos que tu, caríssimo filho, demonstrastes as características necessárias para desempenhar o encargo e alimentamos, ainda mais, a certeza de que és idôneo para abraçar este ministério. Após justas ponderações, na plenitude de nosso poder apostólico, nomeamos-te Bispo Titular de Ficus e te designamos ao ofício de Auxiliar da Diocese de Roma, com todos os direitos e obrigações inerentes a este estado.
Vossa ordenação episcopal se dará em data a ser definida antecipadamente, na Basílica de São Pedro no Vaticana, e receberás a Ordenação por nossas mãos apostólicas.
Sem mais, recomendamos-te, caríssimo filho, ao cuidado e proteção da Bem-aventurada Virgem Maria, a Senhora Aparecida, e que Cristo, o Supremo e Eterno pastor, possa lhe conceder um coração semelhante ao Dele que a todos recebe, ensina a inefável suavidade do Eterno Pai e conduz, com segurança, seu rebanho a Pátria Celeste.
Dado e passado em Roma, junto de São Pedro, a vinte e oito de março do Ano Santo Vocacional de dois mil e vinte e três, segundo de nosso Pontificado.