MISSA PELO SEGUNDO CONCÍLIO DE LATRÃO
Utiliza-se, nesta celebração, paramentos brancos. Se lê as leituras do dia. Se utiliza as orações abaixo.
Antífona de entrada Cl 3,14-15
Tende acima de tudo a caridade que é o vínculo da perfeição; e a paz de Cristo exulte em vossos corações
Oração do dia
Ó Deus, que governais e guardais a vossa Igreja, derramais em vossos servos o espírito de inteligência, de verdade e de paz, Para que busquem de todo o coração o que vos agrada, e se esforcem para praticá-lo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos.
Ou:
Ó Deus, que velais sobre nós com bondade e nos governais com amor, dai o vosso espírito de sabedoria àqueles a quem confiastes o governo da Igreja, para que levem o vosso povo a um maior conhecimento da verdade, e o torne cada vez mais santo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Considerai, ó Deus de clemência, as ofertas dos vossos servos e derramai sobre eles a graça da vossa luz, para que compreendam o que é reto aos vossos olhos e cheios de confiança o realizem. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio do Espírito Santo, II: O Espírito Santo, alma da Igreja.
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Corações ao alto.
℟. O nosso coração está em Deus.
℣. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
℟. É nosso dever e nossa salvação.
Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Vós nos concedeis, a cada momento, o que mais nos convém; e conduzis a vossa Igreja por admiráveis e diversos caminhos. Vós não cessais de ajudá-la com a força do Espírito Santo para que, submissa à vossa vontade, jamais deixe de invocar-vos na tribulação nem se esqueça de louvar-vos na alegria, por Cristo, Senhor nosso. Unidos aos anjos e aos santos, aclamamos vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz: Santo, Santo, Santo...
Antífona da comunhão
Onde o amor e a caridade, Deus aí está. Congregou-nos num só corpo o amor de Cristo.
Depois da comunhão
Concedei-nos ó Deus de misericórdia, que o sacramento agora recebido confirme os vossos servos na verdade e os leve a procurar a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.