IOANNES, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
A todos que este DECRETO lerem,
saúde e paz da parte do Menino-Deus, Cristo Jesus, nascido em Belém.
A Cristo, nosso grande mediador, estabelece e continuamente sustentando sobre a terra, como um todo visível, a Sua Santa Igreja, comunidade de fé, esperança e amor, por meio da qual difunde em todos a verdade e a graça. Porém, a sociedade organizada hierarquicamente, e o Corpo místico de Cristo, o agrupamento visível e a comunidade espiritual, a Igreja terrestre e a Igreja ornada com os dons celestes não se devem considerar como duas entidades, mas como uma única realidade complexa, formada pelo duplo elemento humano e divino. Apresenta por esta razão uma grande analogia com o mistério do Verbo encarnado. Pois, assim como a natureza assumida serve ao Verbo divino de instrumento vivo de salvação, a Ele indissoluvelmente unido, de modo semelhante a estrutura social da Igreja serve ao Espírito de Cristo, que a vivifica, para o crescimento do corpo.
Assim como Nosso Senhor Jesus Cristo em sua imensa misericórdia sempre está disposto a nos receber novamente, também a sua Santa Igreja está disposta a receber seus filhos de volta à casa de Deus. O Senhor Paulo Roan da Silva Ribeiro Roncalli manifesta a vontade de servir mais uma vez o Senhor por meio do sacerdócio, contribuindo com este apostolado no serviço da Igreja para Deus. E nós, tendo analisado sua caminhada individual caminhadas, o vimos digno para o retorno ao presbiterado neste santo serviço. Diante disto, decreto a ANULAÇÃO da excomunhão Ipso Facto decretada no dia vinte e cinco do mês de Novembro de dois mil e vinte e dois e REABILITAÇÃO do mesmo referido acima ao segundo grau do Sacramento da Ordem, confiante na misericórdia de Deus para com esses filhos. Rogo ao Senhor para que sigam fielmente os vossos sacerdócios com o desejo de amar sempre mais a Igreja e a Deus. Que a infinita misericórdia de Cristo nos cumule sempre mais, para que continuemos esta missão no qual fomos chamados, mesmo indignos.
Dado e passado em Roma, a dezoito de janeiro do Ano Santo Vocacional de dois mil e vinte e três, segundo de nosso Pontificado.