Prot. 003/22
DOM HENRIQUE AZEVEDO CARDEAL GÄNSWEIN
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
DECANO DO SACRO COLÉGIO CARDINALÍCIO
__________________
DECRETO DE EXONERAÇÃO CARDINALÍCIA
Eminentíssimos senhores Cardeais, excelentíssimos senhores Bispos, reverendíssimos presbíteros e diáconos, amados religiosos e caríssimos irmãos que tomarem conhecimento desta, saudação e benção no Senhor.
Aprouve a mim, junto ao Santo Padre João, reunido em diversas vezes com os senhores cardeais para voltar-nos à situação do, até então, irmão na púrpura Dom Luan da Silva Oliver, nas quais, foi discutido sobre sua situação.
Foi então debatido e o principal ponto, sua questão "emocional", a qual gerou tumulto por parte dos sacros colégios, deixando em decadência o Sacro Colégio dos Cardeais, sabendo-se que o mesmo não esteve agindo como um príncipe da Igreja. Sua forma de se expressar também foi debatida, sendo considerado, principalmente, em questão aos membros do Colégio Episcopal.
Dado o desenrolar das audiências, não se entrou em consenso sobre a exoneração, entretanto, foi por nós analisado, e foi decidido que deveria ser exonerado de suas atribuições cardinalícias.
Sendo assim, utilizando de minha autoridade confiado pelo Santo Padre, sob reta inspiração do Santo Espírito, DECRETO a EXONERAÇÃO de Dom Luan da Silva Oliver do Sacro Colégio Cardinalício, ficando Vacante a Diaconia de São Marcos Evangelista no Fórum Trajano. O mesmo recebe agora, o título de Arcebispo Titular de Sisciensis, permanecendo como Núncio Apostólico para o Brasil.
Sem mais, rogo a São Paulo, apóstolo, para que possa se dignar interceder pelos nossos clérigos, a fim de que todos possam, à luz do Espírito Santo e da ação evangelizadora, confiar na Igreja como estrutura mística e casta do Senhor.
Dado e passado em Roma, no Palácio Apostólico, no dia 08 do mês de setembro, do ano da graça de nosso Senhor Jesus Cristo de 2022, junto à S. S. João.