Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

ESTATUTO DO CORPO DE CERIMONIÁRIOS - 002

 Prot. N. 002/2022 


MONS. PEDRO AUGUSTTO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
MESTRE DAS CERIMÔNIAS PONTIFÍCIAS

Aos irmãos do Corpo de Cerimoniários Pontifícios, e aos que lerem estas letras, saúde e paz.

ESTATUTO

O cerimoniário é uma pessoa com muita importância para a santa e sagrada liturgia, ele deve ser muito atento e principalmente discreto em tudo o que faz. Deve compreender o rito do dia e o que se passa na celebração. Ele é o responsável pela organização local, sendo necessário para que a celebração ocorra da melhor forma possível. Se o cerimoniário não entender o rito a celebração ficará perdido, pois ela necessita de uma harmonia que é passada pelo cerimoniário. 

Tendo em vista as atuais situações do corpo de Cerimoniários Pontifícios, e sua falta de melhor organização moral e litúrgica. Dou-me a publicar as devidas normas para este corpo:

NORMAS E NORMATIVAS

I. Cada membro deve manter seu devido respeito a cada um e com outras pessoas na Santa Igreja, tendo assim uma comunhão de todo o corpo. Se algum desrespeito acontecer, deve ser comunicado as autoridades cabíveis, para que possa ser analisado o caso.

II. A responsabilidade de cada Cerimoniário é muito importante para o corpo, se um falta em seu devido dia, o nosso corpo falha. Se algum membro por ventura não puder servir em determinado dia, que seja avisado com antecedência ao Mestre de Cerimônias Pontifícias. Se algum Cerimoniário não servir em pelo menos uma de cinco celebrações papais seguidas, e não apresentar justificativas plausíveis, esteja este, fora do corpo.

III. A obediência dos Cerimoniários cabe apenas ao 
Sumo Pontífice, aos Mestre das Cerimônias Pontifícias e ao Prefeito da Casa Pontíficia. Podendo obedecer outra pessoa, se for autorizado pelo Santo Padre ou pelo Mestre de Cerimônias.

IV. É muito importante a seriedade dos Cerimoniários nas celebrações Litúrgicas, não podendo fazer nada que seja anti-litúrgico e que atrapalhe a Celebração.

V. Os Cerimoniários devem ser também, as pessoas mais discretas possíveis na celebração.

VESTES

I. Antecedendo a Celebração eucarística ou sacramental, se use a batina violácea, com forro, faixa e filetes em vermelho. Se use também a faixa, da mesma cor, com a franja vermelha.

II. Faltando 10/05 minutos para ser iniciada a Celebração eucarística ou sacramental, já se use a Sobrepeliz, sendo ela de crivo em missa feriais, e de renda em missa festivas. Exceto o Mestre de Cerimônias, que sempre porte Sobrepeliz de renda, e como diferencial, use o Alamar, diferente dos outros.

III. Acabando a Celebração eucarística ou sacramental, se retire a Batina violácea, e se porte a veste cotidiana de quem a usa.

Se alguém não cumprir alguma destas regras, que seja comunicado urgentemente as autoridades cabíveis.

FUNÇÕES

Mestre de Cerimônias: Distribuir as funções, organizar a procissão de entrada, caso queira, pode retirar e colocar Mitra e Férula, é obrigado a acompanhar o celebrante nas incensações à frente. Este fica sempre do lado direito do celebrante.

Cerimoniário 1: Mostrar o missal ao celebrante; acompanhar o celebrante nas incensações à traz. Este fica sempre do lado esquerdo do celebrante.

Cerimoniário 2: Levar a cruz nas procissões; indicar aos concelebrantes os lugares que devem sentar. Este se senta ao lado direito do altar, em lugar reservado.

Cerimoniário 3: Levar o Turíbulo nas procissões;

DISPOSIÇÕES FINAIS

I. Este presente documento foi devidamente revisado e aprovado pelo Sumo Pontífice Pio IV, na data abaixo dita.

II. Tudo o que aqui se manda seja fielmente obedecido e seguido.

Dado e passado em Belém, aos 11 de Maio de 2022.