Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL - PATRIARCA DE LISBOA


PIUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL

Ao estimado filho, Dom Matheus Alves Souza, até aqui Administrador Apostólico de Aparecida e Bispo Auxiliar do Rio de janeiro, nomeado Patriarca de Lisboa, e a todos que estas letras lerem, saudação e benção Apostólica, da parte do Sucessor de Pedro.
 

Deus chama os fiéis, especialmente por meio da pregação dos Bispos, para a luz admirável do Evangelho, para que cresçam em graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, nós costumamos prestar uma especial atenção às Igrejas desprovidas de seus pastores, concedendo às mesmas, tanto quanto possível, dignos Bispos. 

Tendo sido criado recentemente o Patriarcado de Lisboa, sendo que esta necessita de um bispo, dirijo o meu olhar para ti, estimado filho, que, como até aqui estás a desempenhar bem o múnus episcopal junto da Igreja de Deus e manifestas dotes e virtudes convenientes, em bom direito, pareceu-me apto para ser posto à frente daquela comunidade Patriarcal de Lisboa.

Por isso, ouvido o parecer da Congregação para os Bispos, usando de minha autoridade Apostólica, te NOMEIO, Patriarca de Lisboa, com os direitos e as obrigações inerentes este mesmo ofício segundo o direito Canônico, e gozando dos privilégios Patriarcais. Sendo assim és desligado de vossa Sede titular e do referido múnus de Auxiliar. 

Confiando a ti esses ofícios, estimado filho, rogo a Deus para que conceda a ti ser abrasado no ardor da caridade e em tempo algum faltar ao povo que deve ser beneficiado, o qual, conduzido pelo teu exemplo e prontidão, em nenhuma debilidade humana deixe de confiar nas promessas do Pai misericordioso, ao mesmo tempo que à justificação para os pecadores, dignificação para os desamparados, imortalidade para os mortais.

Dado e passado em Roma, cidade eterna, junto do Beatíssimo Pedro, aos seis dias do mês de Maio, do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2022, primeiro de meu Pontificado.