P I U S E P I S C O P U S
S E R V U S S E R V O R U M D E I
Ao querido filho, Dom Víctor Manoel, nomeado Bispo Auxiliar de Aparecida, e a estas letras lerem, saudação e bênção apostólica.
É obra magnânima que incumbe aos pastores que a verdadeira fé seja sempre a luz e a fortaleza dos homens. Por isso, afetuosamente ocupares agora na Igreja de Aparecida, através da necessidade à Arquidiocese de Aparecida te encarrega como bispo auxiliar, em virtude das necessidades pastorais da comunidade.
Deste modo, atendendo com prazer às suas convenientes preces, pensei em te destinar, dileto Filho, para satisfazer o importante encargo para o qual tu te sobressais singularmente pela perícia em questões pastorais, pela piedade, sã doutrina, prudência e caridade.
Portanto, pela plenitude de meu Poder Apostólico, aceitando a deliberação da Congregação para os Bispos, NOMEIO-TE Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida.
Por outro lado, dileto Filho, este múnus sagrado que te confio, te exorto à fiel cooperação com o bispo metropolita e a pôr a máxima confiança em Deus, certo de que “nem a morte nem a vida, [...] e nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 8,39).
Dado e passado em Roma, junto de São Pedro, aos 28 dias do mês de Janeiro, do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2022, primeiro de meu Pontificado.