BENEDICTUS VII Episcopus Servus Servorum Dei
Ao Venerável Irmão DOM OTÁVIO CARDINALIS SOUZA, até agora Bispo Auxiliar de Roma, eleito Arcebispo de Brasília, saudação e Bênção Apostólica.
Deus chama os fiéis, especialmente por meio da pregação dos Bispos, para a luz admirável do Evangelho, para que cresçam em graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, nós costumamos prestar uma especial atenção às Igrejas desprovidas de seus pastores, concedendo às mesmas, tanto quanto possível, dignos Bispos.
E porque a Arquidiocese de Brasília, necessita de um novo Arcebispo, dirigimos o nosso espírito para ti, Venerável Irmão, que, como até aqui estás a desempenhar bem o múnus episcopal junto da Igreja de Deus e manifestas dotes e virtudes convenientes, em bom direito nos pareces apto para ser posto à frente daquela comunidade Arquidiocesana de Brasília.
Por isso, ouvido o parecer da Congregação para os Bispos, com a nossa autoridade Apostólica nomeamos-te Arcebispo de Brasília, com os direitos e as obrigações inerentes àquele mesmo ofício segundo o direito Canônico, ficando desligado da já mencionada Sede titular e do referido múnus de Auxiliar.
Juntamente contigo, querido filho, nomeamos-te DOM FRANCYSCO JOSÉ, Como Bispo-Auxiliar da mesma, para que possa te auxiliar e guiar a Santa Igreja da Arquidiocese de Brasília.
Dá noticia deste nosso decreto ao clero e aos fiéis que estão confiados ao teu cuidado pastoral. E a todos eles exortamos que, sob a tua condução, observem de maneira cada vez mais diligente na vida quotidiana os divinos preceitos, manifestando a viva presença de Cristo no mundo.
Pela intercessão da Santíssima Virgem do Belo Ramo, imploramos a Cristo Senhor para que vos encham, Veneráveis Irmãos, do espírito de verdade e de amor, para que conduzas a boas pastagens o rebanho a vocês confiado.
Dado em Roma, junto de S. Pedro, ao nono dia do mês de dezembro, no ano do Senhor de 2021, primeiro do nosso Pontificado.
+ BENEDICTUS
Servus Servorum Dei