Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

NORMAS PARA CONCELEBRAÇÃO DE BISPOS COM SACERDOTES

Prot. N. 007/01


A todos que tomarem ciência desta, paz e bênção no Senhor.

     Este Sagrado Dicastério da Cúria Romana, responsável junto ao Santo Padre de toda matéria litúrgica, vem por meio desta, em virtude das especiais faculdades que lhe foram atribuídas pelo Sumo Pontífice Bento VII, segundo o Cerimonial dos Bispos (n. 175-186), as normas para concelebração de Bispos com os Padres.

     01. O Bispo apresenta-se com a veste coral que lhe é própria por sua dignidade e é recebido à porta da igreja pelo clero. Se a Missa não tiver aspersão da água benta no ato penitencial, após o mais digno dos sacerdotes presentes lhe apresentar o crucifixo para beijá-lo de cabeça sem o barrete, ele recebe o aspersório, toca-o na própria testa e depois asperge aos que lhe estão mais próximos. Depois, segue em procissão ou para o lugar onde está a reserva do Santíssimo Sacramento ou, diretamente, para a sacristia. Se o Prelado for Arcebispo, à frente deste avança a Cruz arquiepiscopal.

     02. Enquanto o Celebrante da Missa paramenta-se com as vestes próprias para ela, o Bispo retira sua veste coral (podendo conservar, contudo, o roquete, pelo que permite o rito antigo) e se reveste com a alva, o cíngulo, a cruz peitoral, a estola e o pluvial da cor conveniente da Missa, ou se reveste com o roquete, estola e pluvial de cor conveniente da Missa e recebe a mitra e o báculo.

     03. Na procissão para o altar, o Bispo avança por último, atrás do Celebrante, acompanhado de 2 ou, ao menos, 1 diácono ou um cerimoniário, além dos ministros do báculo, da mitra e do Missal.

     04. No presbitério, todos fazem as cerimônias conforme o costume, até mesmo o Bispo. Se usar incenso, o Bispo, e não o Celebrante da Missa, incensa o altar. Feito isso, dirige-para para a cátedra, o trono, o faldistório (se não for o Bispo do lugar) ou uma cadeira mais digna, de onde preside a Missa. Enquanto isto, o Celebrante pode permanecer numa sédia normal, conveniente para a sua função, mas de modo que nem torne necessária a troca de lugares com o Bispo e nem dificulte a dignidade de que celebra Missa.

     05. Até a Liturgia da Palavra tudo ocorre como previsto à Missa presidida por um Bispo.

     06. Convém que o Bispo faça a homilia, mas permite-se que o Celebrante a faça.

     07. No Ofertório, o Bispo senta-se no seu lugar e recebe a mitra. Se os fiéis apresentarem as ofertas, estas são recebidas ou pelo Celebrante ou pelo próprio Bispo. Para realizar os ritos no altar e antes de ir a este, o Celebrante faz profunda reverência ao Bispo. Se houver incensação, o Bispo é incensado, em seu lugar e sem mitra, após o Celebrante. O rito antigo prescreve, com motivo, que seja o Bispo a deitar o incenso no turíbulo e a abençoá-lo. Isso expressa ainda mais que o Bispo preside, mas delega àquele Sacerdote a celebração da liturgia eucarística.

     08. O Bispo permanece em pé até a epiclese da oração eucarística, depois, ajoelha-se e assim está até o fim da doxologia. Pode estar de joelhos ou diante de sua cadeira ou diante do altar mas sem atrapalhar a visão deste aos fiéis, acompanhado de seus ministros.

     09. De joelhos o Bispo, retira-se o seu solidéu.

     10. Durante o rito da paz, o Bispo o faz com os ministros próximos a si.

     11. Se o Bispo for comungar, ele o faz por si só no altar.

     12. No fim da Missa, o Bispo concede a bênção final, munido do báculo. Ele e o Celebrante beijam, juntos, o altar. Todos retornam, em procissão, à sacristia como vieram no começo.

     Contudo, recomendamos que não se concelebre, mas assista a missa de Vestes Corais, de um lugar digno fora do presbitério.

     Arquive-se e execute-se. Ad Normam Iures.

     Dado na sede da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a 18 de Novembro de 2021. 


+ Henrique Azevedo Gänswein
Prefeito