Bula de Nomeação - Celso Gabriel
Gregórius Episcopus,
Servum Servorum Dei
Querido filho,Celso Gabriel, até aqui Padre na Arquidiocese de Olinda e Recife nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém,saúde e benção apostólica e á graça de Cristo nosso senhor.
A recente tempo,nosso venerável irmão Carlos Muniz solicitou-nos um novo bispo auxiliar á aquela venerável arquidiocese. Nos que sucedemos os beato apóstolo Pedro,consideramos de bom grado e assim acolhemos tal pedido.E sendo tu querido filho ornado das devidas qualidades e conhecedor das normas eclesiásticas, nós aparenta idôneo para o exercício do manus episcopal, após ouvir á sacra congregação para os bispos e a Nunciatura Apostólica para o Brasil, e usando de nossa suprema autoridade apostólica te constituímos, bispo auxiliar da sé metropolita de Belém,podendo usufruir de todos os direitos e obrigações da dignidade do manus episcopal.
Podendo receber á sagração episcopal de qualquer bispo católico fora da cidade de Roma,sendo antes observadas as normas litúrgicas e prometer juramento á nós e a nossos sucessores,como é previsto nas normas litúrgicas. Por fim querido filho, mantendo-se junto ao zeloso arcebispo de Belém e seus demais auxiliares desempenhando suas funções com as forças recebidas de Deus,recordando-se sempre oque é dito pelas sagradas escrituras: "Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras." (Tt 2,14) e á tu querido filho seja sempre sinal de incentivo e zelo á bem aventurada Virgem Maria mãe da santa igreja.
Dado em Roma,junto á São Pedro,aos 02 dias de Junho do Ano Jubilar de 2020,Primeiro de nosso pontificado.
+ Gregório Pp. IV