SACRUM CONCILIUM LATERANENSIS
CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
“LITURGIA APICEM”
PARA A PROMULGAÇÃO DA INSTRUÇÃO GERAL PARA A
SAGRDA LITURGIA DA SANTA IGREJA DO MINECRAFT
IOANNES, EPISCOPUS
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS PROVINCIÆ
ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
SERVUS SERVORUM DEI
VICARII FILII DEI
UNA CUM SACROSANCTI CONCILII
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
1. A missão da Igreja de Mãe e Mestra se mostra em seu ministério de cura das almas e ensino da doutrina dos Apóstolos. Sendo a “coluna e fundamento da verdade”, a Igreja vive em seu desígnio de proclamar a mensagem de seu Senhor, cuidar de seus filhos e corrigi-los. Por assim dito, resulta que a Igreja também, pelo Espírito Paráclito que a guia, provê de meios eficazes e suplementares para a fortificação dos seus fiéis, leigos e ministros ordenados. Com apreço ímpar, a liturgia se mostra como uma forma de ensinamento vivo e prático da realidade de ser Igreja: ouvir, crer, padecer e reviver. Assim também na realidade Minecraftiana, a liturgia desenvolve-se como um aspecto importante da vivência da Igreja.
2. Observada a necessidade de viver a Igreja em sua amplitude para crescer o amor a Deus, é necessário conhecer mais. O conhecimento não obsta, não tolhe, não diminui a possibilidade de aceder à fé verdadeira. Na verdade, ao que mais se conhece, mais se responsabiliza por este mesmo quanto também pela sua transmissão. Nós, incumbidos desse papel, observamos a deficiente realidade Minecraftiana, a qual não se tinha uma Instrução Geral para que a guiasse na liturgia e outros aspectos.
3. Objeta-se acerca do propósito, da razão pela qual se o publica, uma vez que a realidade da Igreja presente no Minecraft é a evangelização. A Igreja comunica-se, subsiste além da temporalidade. A Igreja perpassa o tempo cronológico, ela vive outro tempo. A Igreja é católica. Ela se constitui num só corpo e transmite seu conhecimento. E a liturgia sagrada externa a unidade; unindo toda a Igreja em alguns ritos, entretanto, todos ligados a um só Pastor. Verdadeiramente somos unidos pelo Espírito Santo enquanto Igreja invisível.
4. Como herdeira da tradição e sua fiel guardiã, a Igreja perpetua seu conhecimento sob atestadas fontes. Não afastando a realidade da Igreja e resguardando sua missão evangelizadora, a Igreja se apropria de seus meios e métodos: assim também faz aqui.
5. Portanto, as leis Litúrgicas pela sua própria natureza devem ser observadas; por isso foi usada a máxima diligência, pelos Padres Conciliares do sagrado Concílio Lateranense II, para que na longa preparação da Instrução, a expressão das normas fosse precisa e elas se apoiassem num sólido fundamento litúrgico e real.
6. Portanto, utilizando de nossa autoridade apostólica promulgamos a Instrução Geral para a Sagrada Liturgia da Santa Igreja do Minecraft. Assim, conservar-se-á com zelo e atenção esta Instrução, que deverá ser seguida agora e no futuro.
7. Esperamos que tudo o que é disposto na Instrução Geral seja atendido, seguido e celebrado. Pedimos, também, ao Espírito Santo Paráclito que nos proporcione sapiência e diligência em todo o serviço. Recorremos à Santíssima Virgem Maria, que infunda o amor a Deus e à Igreja a todo povo constituído, aos sacerdotes e às demais hostes.
8. Exortamos, portanto, os nossos filhos diletos a observarem com ânimo sincero e boa vontade as normas propostas, na esperança de que refloresça na Igreja uma renovada disciplina, e de que assim se promova cada vez mais a salvação das almas.
✠ IOANNES PP.
Eu o subscrevi,
✠ Henrique Card. GÄNSWEIN
Sec. de Estado
———————————
A Introdução Geral pode ser acessada no link abaixo: