Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Constituição “Euntes in Mundum” | Sacro Concílio Lateranense II

SACRUM CONCILIUM LATERANENSIS

CONSTITUIÇÃO CONCILIAR
“EUNTES IN MUNDUM”
SOBRE A NATUREZA ECLESIAL
DA SANTA IGREJA DO MINECRAFT

IOANNES, EPISCOPUS
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS PROVINCIÆ
ROMANÆ                            METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
SERVUS SERVORUM DEI
VICARII FILII DEI

UNA CUM SACROSANCTI CONCILII
AD PERPETUAM REI MEMORIAM

PROÊMIO
INTRODUÇÃO

1. “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15), é o mandato realizado por Jesus a todos os fiéis batizados e incorporados na Igreja. Incorporados na comunidade pelo batismo, nos tornamos colaboradores do Cristo na missão de salvar todos os homens. Mediante o serviço da Igreja, os ensinamentos de Jesus foram atingindo muitos povos, e ainda mais atingindo todas as realidades, até as virtuais, concretizando aquilo que foi dito pela boca dos autores sagrados: Na verdade, por toda terra se difundiu a sua voz, até aos confins do mundo (Cf. Sl 18,5; Rom 10,18). Com o desenrolar dos tempos, foi-se notando que a Igreja em Minecraft perdeu sua identidade original, recebida de Jesus e ao passar dos anos constituiu-se uma cultura insuficiente para atender a sua natureza final, que é realizar a evangelização dos povos a partir da realidade virtual. Nessa ótica, o Segundo Concílio Lateranense apresenta a discussão referente a Natureza Eclesial no âmbito Minecraftiano, buscando entender a missão de ser Igreja até mesmo neste espaço cibernético.
 
✠ Evaldo Von Card. Habsburgo, Presidente da Comissão Conciliar para a Natureza Eclesial.
✠ Rikelme Santos Card. Feitosa, Auxiliar da Comissão Conciliar.
✠ João Paulo Soares, Auxiliar da Comissão Conciliar.
✠ Cícero Guilherme Ravelli Santos, Auxiliar da Comissão Conciliar.

CAPÍTULO I
DO MANDATO DE EVANGELIZAR

A MISSÃO DOS APÓSTOLOS

2. O Senhor Jesus, durante a sua peregrinação na terra, anunciou o Evangelho do gReino e inaugurou-o em Si próprio, revelando a todos os homens o seu mistério [1]. Chamou homens e mulheres para O seguirem e, dentre os discípulos, escolheu doze para andarem com Ele (Mc 3,14). O evangelho de Lucas refere que Jesus deu aos Doze o nome de Apóstolos, que literalmente significa enviados, mandados (Cf. 6,13). No evangelho de Marcos, diz ainda que Jesus constituiu os doze também para os enviar a pregar (Cf. 3,14). Isto significa que a eleição e a constituição dos doze como Apóstolos tem por objetivo a missão. O seu primeiro envio (Cf. Mt 10,5; Mc 6,7; Lc 9,1-2) encontra a sua plenitude na missão que Jesus lhes confia, depois da ressurreição, no momento da ascensão ao Céu.

3. São palavras que conservam toda a sua atualidade: Ide, pois, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E Eu estarei sempre convosco até ao fim do mundo (Mt 28,18-20). Esta missão apostólica teve a sua solene confirmação no dia de Pentecostes com a efusão do Espírito Santo. A missão confiada por Jesus aos Apóstolos deve durar até ao fim dos séculos (Cf. Mt 28,20), porque o Evangelho que têm o encargo de transmitir é a vida para a Igreja de todos os tempos.

A MISSÃO DA IGREJA EM MINECRAFT

4. O mandato “Ide por todo o mundo” (Mc 16,15) diz respeito a toda a Igreja, e a comunidade que está na realidade virtual do Minecraft, que neste particular momento da sua história, é chamada a acolhê-lo mais uma vez, respondendo, com amorosa generosidade, à tarefa fundamental da evangelização. A Igreja de todos os tempos dá continuidade à obra que teve início no dia do Pentecostes, quando os Apóstolos, no poder do Espírito Santo, partiram pelas ruas de Jerusalém para pregar o Evangelho de Jesus Cristo em muitas línguas (Cf. At 2,5-11). Ao longo dos séculos seguintes, esta missão evangelizadora espalhou-se pelos quatro cantos da terra, na medida em que o Cristianismo se enraizava em muitos lugares e aprendia a falar as diversas línguas do mundo, sempre em obediência ao mandato de Cristo, de anunciar o Evangelho a todas as nações (Cf. Mt 28,19-20). São Paulo VI, em sua visita a Bogotá disse: Caberá a nós, [Senhor Jesus], como teus representantes e administradores dos teus divinos mistérios (Cf. 1Cor 4,1; 1Pd 4,10), difundir entre os homens os tesouros da tua palavra, da tua graça, dos teus exemplos [2]. Assim, o dever da evangelização constitui, para o discípulo de Cristo, uma urgência, ditada pela caridade: O amor de Cristo nos impele (2Cor 5,14), afirma o Apóstolo Paulo.

5. Os Evangelhos mencionam numerosos encontros de Jesus com homens e mulheres da sua época. Uma característica comum a todas estas narrações é a força transformadora que encerram e manifestam os encontros com Jesus, visto que desencadeiam um autêntico processo de conversão, comunhão e solidariedade. Um dos encontros mais significativos é o da samaritana (Cf. Jo 4,5-42). Jesus a chama para saciar sua sede, que não era só material: na verdade, Aquele que lhe pedia de beber, tinha sede da fé da mulher mesma [3]. Dizendo-lhe: dá-Me de beber (Jo 4,7) e falando-lhe de água viva, o Senhor suscita na samaritana uma pergunta, quase uma súplica, cujo verdadeiro objetivo supera algo que ela, naquele momento, não é capaz de compreender: Senhor, dá-me dessa água, para mim já não ter mais sede (Jo 4,15). Quando Jesus lhe revela a própria messianidade (Cf. Jo 4,26), a samaritana sente-se movida a ir anunciar aos seus conterrâneos a descoberta do Messias (Cf. Jo 4,28-30).

6. O encontro com o Senhor gera uma profunda transformação em todos aqueles que não se fecham a Ele. O primeiro impulso que nasce dessa transformação é comunicar aos outros a riqueza descoberta neste encontro. Não se trata apenas de ensinar aquilo de que tivemos conhecimento, mas de fazer também, à semelhança da mulher samaritana, com que os outros encontrem pessoalmente Jesus: “Vinde ver” (Jo 4,29). O resultado será igual ao que então se verificou no coração dos samaritanos: “Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos; nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo” (Jo 4,42). Da mesma forma a Igreja de Minecraft é convidada a realizar seu encontro pessoal com Jesus e proporcionar aos diversos jovens que utilizam desta plataforma digital para os mais variados fins, o verdadeiro encontro com Jesus, introduzindo-os numa dinâmica que os leve a um autêntico processo de descoberta da pessoa de Jesus. A tarefa fundamental para a qual Cristo envia os seus discípulos em todos os tempos, é o anúncio da Boa Nova, isto é, a evangelização (Cf. Mc 16,15-18). Segue-se de aí que evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja de Minecraft, a sua mais profunda identidade.

COMUNIDADE PROMOTORA DO ENCONTRO

7. A Igreja, que vive da presença permanente e misteriosa do seu Senhor ressuscitado, tem como centro da sua missão o empenho de levar todos os homens e suas mais variadas realidades, mesmo as digitais, a encontrar-se com Cristo. A comunidade dos fiéis é chamada a anunciar que Cristo é verdadeiramente o Vivente, o Filho de Deus, que Se fez homem, morreu e ressuscitou. Ele é o único Salvador de todos os homens e do homem todo e, como Senhor da história, atua continuamente na Igreja e no mundo, por meio do seu Espírito, até ao fim dos séculos. Esta presença do Ressuscitado na Igreja torna possível o nosso encontro com Ele, graças à ação invisível do seu Espírito vivificante. Aquele encontro realiza-se na fé recebida e vivida na Igreja, o corpo místico de Cristo. Este, portanto, possui essencialmente uma dimensão eclesial e leva a um compromisso de vida. De fato, encontrar Cristo vivo significa acolher o amor com que Ele primeiro nos amou, optar por Ele, aderir livremente à sua pessoa e ao seu projeto, que consiste no anúncio e realização do Reino de Deus.

CAPÍTULO II
DA IGREJA EM MINECRAFT

DA FUNDAÇÃO E ESPÍRITO MISSIONÁRIO

8. Atentos a mensagem do Papa São João Paulo II, o qual encoraja a Igreja aproximar-se da internet com realismo e confiança [4], no ano de 2015, a inspiração divina levou um grupo de adolescentes, amantes de Cristo, do Evangelho e da Igreja a darem início aos primeiros passos na obra de evangelização na plataforma digital de Minecraft, alimentando assim, como quis Bento XVI, a capacidade de utilizar as novas linguagens para estar em sintonia com os tempos, como sobretudo para permitir que a riqueza infinita do Evangelho encontre formas de expressão que sejam capazes de alcançar a mente e o coração de todos [5]. Dispondo de poucos recursos digitais, visto que Minecraft é pago, e na época não dispunha de servidores online, decidiram, com coragem, abrir as portas deste lugar para Cristo e anunciar, sem medo, a doce e reconfortante Alegria do Evangelho num mundo cada vez mais fechado ao Senhor Jesus, levando em consideração que onde não houver lugar para Cristo, não haverá lugar para o homem, rompendo sobretudo com os pensamentos do tempo atual, que promovem, como classifica o Papa Francisco, uma cultura individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais e da consciência isolada [6].

9. A missão da Igreja aqui e em todo lugar deve ser a de anunciar, sem medo, que Cristo vive e nos quer como suas testemunhas. O maior e melhor exemplo que a Igreja pode dar, muito mais do que por palavras, é pelo seu testemunho e pela sua atitude. A missão no Minecraft sem dúvidas, foi inspiração do Espírito no coração dos jovens que tomaram a Cruz de evangelizar nos espaços virtuais. Sem dúvidas as palavras do Apostolo Paulo, Ai de mim, se eu não evangelizar! (1Cor 9,16), foram a fortaleza daqueles primeiros homens e mulheres que, sem nada a oferecer de si, tinham a palavra de Deus como armadura e o Espírito Santo como guia. Após árdua solidificação, a comunidade nascente se manteve firme, apesar de muitos membros se desviarem da missão inicial, dando o testemunho que a Igreja também se edifica neste meio virtual pela unidade e obediência de cada um de nós, enquanto comunidade, pois ninguém pode professar a fé sozinho, tendo em vista que a Igreja não faz parte das convicções particulares de ninguém, muito menos adequa-se aos gostos particulares de cada um. A Igreja é de Cristo.

DO PODER DA IGREJA EM MINECRAFT

10. A Igreja dentro da realidade virtual do Minecraft não tem o poder salvífico de nosso Senhor Jesus Cristo, no entanto, é chamada a espelhar-se na glória da Igreja Católica da realidade, para que possa arrebanhar almas para Deus. À vista disso, somos uma comunidade de fé e vivência do carisma Santo e Invicto da Santa Madre Igreja, com o simples intuito de evangelizar e difundir à santidade a partir da prática, escuta e pregação da Palavra. E para alcançar este fim, a missão requer testemunho, vivência da fé, ou seja, que não tratemos a Igreja em Minecraft como brincadeira, pois tudo que se remete ao trabalho incansável para ganhar almas para o Senhor deve ser tratado com o máximo cuidado e reverência; não sendo uma distração, e sim um encargo que devemos exercer com maestria e devoção. Enquanto estamos nesta rede social e ousamos usar o Santo Nome de Deus, o façamos com amor, com convicção! E com um único desejo: Tornar Cristo conhecido e amado pelos homens e mulheres do nosso tempo.

11. Em nossa realidade virtual realizamos não só a evangelização por meio do anúncio, mas também na prática de como a Mãe Igreja na realidade atua; levando, a partir da vivência do ritual dos sacramentos, as pessoas, os homens e mulheres do nosso espaço virtual, a um conhecimento em tempo real de como são os sacramentos e de como eles agem em nós. A essência da Igreja em Minecraft é ser reflexo da Igreja da realidade. Sendo assim, a organização eclesial da comunidade cristã presente no Minecraft demonstra sua principal missão: manifestar à glória da Igreja aos que se encontram neste parâmetro virtual, para que se sintam chamados, de fato, ao cerne d'Ela, e, deste modo, possam encontrar-se com Cristo e suas particulares vocações, de modo especial os chamados ao presbiterado, que nos usa de diversas maneiras para conseguir almas para Ele.

12. À escuta do Espírito, nos ajuda a reconhecer comunitariamente os sinais dos tempos, consequentemente, se a Igreja se afasta do seu âmbito eclesial, como aconteceu em diversos momentos de nossa história, ela corre o risco de perder a efetividade e o ânimo do anúncio. De fato, a Igreja se renova celebrando a palavra e as liturgias, e dá por elas, o testemunho de ser Comunidade Orante e de Fé. Por isso, esse apostolado por nós realizado deve se organizar como Igreja, e se mantenha fortalecido por esse modo de ser. Desta forma declaramos que ninguém pode dizer que esse este apostolado não deveria ser Igreja, pois ela se afastaria de sua essência e missão.

CAPÍTULO II
DA AÇÃO DA IGREJA EM MINECRAFT

DA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

13. O novo povo de Deus, conquistado pela aliança firmada em Jesus Cristo que está presente em Minecraft, com o Espírito de Temor a Deus e a Igreja na realidade, tem por missão evangelizar, sendo chamada ao serviço da pregação da Palavra de Deus, bem como do âmbito pastoral, acarretando os fiéis leigos e clérigos uma experiência pastoral, promovendo sempre o exercício do sacerdócio régio, o nosso sacerdócio batismal. Cremos que o Espírito Santo também age na realidade virtual por meio de nós, seus filhos “porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós” (Mt 10,20). Porém quem garante que estamos repletos do Santo Paráclito? A prova é simples: O Apostolo Paulo nos garante: [...] ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, senão sob a ação do Espírito Santo (1Cor 12,3). Pela graça do batismo somos enviados pelo Espírito Divino a ser sal e a luz do mundo (Mt 5,13-16), para que possamos dar sabor as vidas que não tiveram sua experiência com Cristo, iluminando-as neste caminho. Portanto, a missão da Igreja em Minecraft é sendo iluminados pelo Espírito Santo, pregarmos o reinado de Nosso Senhor, sendo por Ele, com Ele e para Ele tudo que exercemos.

14. Toda a organização da Igreja no Minecraft, deve exalar e anunciar a Jesus Cristo, nosso Senhor e sua Igreja, fazendo assim uma grandiosa catequese virtual, principalmente aos jovens participantes desta comunidade virtual. A palavra de Deus e a celebração eucarística, mesmo que uma lembrança do Sacrifício real de Cristo, exalam o cerne da nossa missão em Minecraft, que é o anúncio da Palavra de Deus, isto é, sua revelação pelas Escrituras. O anúncio: esse é o objetivo de ter e ser uma comunidade cristã em Minecraft. Pois, evangelizar e anunciar a todas as nações não significa está preso somente na realidade física, mas sim, pregar também aos ambientes virtuais onde é propagado à fé pagã, o pecado e a confusão do espírito. Ao evangelizar em um ambiente virtual, ali se estende a Salvação e a Sabedoria Divina para aqueles que estão em confusão espiritual, ou não estão em comunhão com Deus.

15. Porém, qual é a Imagem da Igreja a ser transmitida aqui em Minecraft para que ela possa evangelizar? Uma Igreja motivada pelo gesto de Lava-Pés; uma Igreja misericordiosa, servidora, samaritana e missionária, capaz de ir ao encontro daqueles que se encontram nas periferias da existência, ajudando na busca de sentido para a vida de jovens muitas vezes com o coração vazio, sem esperança e sem amor. É com estes jovens que nos deparamos aqui, então, que testemunho daremos? A Comunidade dos crentes no Minecraft por missão recebida de seu fundador, tem o dever de ser uma comunidade em saída, que se envolve, que acompanha, que frutifica e festeja a vitória do Cristo. A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (Cf. 1Jo 4,10), e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos [14].

DAS CELEBRAÇÕES DA IGREJA

16. Essa missão da Igreja em Minecraft, no entanto, não é apenas dissimular missas, batismos, liturgias, mas, também, levar à reconciliação com Igreja, e, deste modo, com Deus entre aqueles que se separaram, bem como dizer palavras de Salvação para que todos naquele ambiente virtual possam se converter. Assim, um clérigo devidamente chamado e enviado no Minecraft tem consigo a missão de fortalecer e expandir a Salvação através da Sagrada Escritura que, de fato, não é uma missão fácil, mas que não deve estar presente o desânimo, pois como diz o Apostolo: retribuirá a cada um segundo as suas obras (Rm 2,6). É Ele quem nos orienta, é Ele quem guia a Igreja Católica em Minecraft, pois atrás de cada um de nós há alguém real, a qual o Espírito Santo toca e conduz. Deus não nos abandona, pois sabe que fazemos isso por amor, que esta é nossa forma de doar a vida pela causa do reino, não ainda plenamente como deve ser, mas num caminho bonito de crescimento pessoal e crescimento na vida de Igreja.

17. Sabemos que a memória da qual Cristo fala é a comemoração, é o memorial, é tornar presente. Porém, em nossa realidade virtual sabemos que isso não ocorre, pois na ação de qualquer ato litúrgico realizado em Minecraft não há sacrifício, nem de Cristo e nem pessoal. As ações litúrgicas que realizamos são um ato de louvor a Deus, de evangelização e de aproximação dos fiéis a Liturgia Católica. A pergunta que nos atormenta é essa: se não há sacramentos no Minecraft por que levarmos a sério o nosso ministério? Tal qual foi citado anteriormente, a Igreja em Minecraft não apresenta em seu âmbito a simulação de sacramentos, já que ela oculta a matéria e as palavras necessárias para sua validade, tornando-se, portanto, uma dissimulação de sacramento, uma breve lembrança. Que não a torna insignificante, mas um ato de amor e louvor ao Deus, como também de preparação e envio. Deste modo, a Igreja, pelas celebrações, busca dar glória a Deus e levar os homens ao conhecimento da sua palavra e procurarem sua santificação.

VALOR E SERIEDADE DO SERVIÇO

18. Levamos a sério nossa humilde condição dentro dessa comunidade de fé, para que mergulhados no dia a dia, reflitamos os sagrados mistérios da vida pública de Nosso Senhor e, tornemo-nos conhecedores do Seu infinito amor. À vista disso, aos católicos os sacramentos dissimulados induzirão a reflexão, e aos não católicos ou não praticantes, induzirá a descoberta, isto é, à busca em descobrir ainda mais os mistérios do coração da Trindade, que se revela a nós pela razão que é iluminada pela fé, “para a conexão dos mesmos mistérios entre eles relativamente ao fim último do homem. No entanto, nunca é capaz de compreender esses mistérios da mesma forma que as verdades que constituem o objeto natural de suas habilidades cognitivas. Na verdade, os mistérios de Deus por sua natureza transcendem o intelecto criado de uma maneira tão elevada, que mesmo se ensinados pela Revelação e aceitos com fé, eles permanecem cobertos pelo véu da mesma fé e quase envoltos em trevas até nesta vida mortal. nós peregrinamos longe do Senhor” [15].

19. Em nossa missão de evangelizar pelos meios virtuais, é necessário realizar a pregação explícita da Palavra de Deus, centro de toda nossa atividade, como também do rico tesouro da tradição que compõem a Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Entre estas pérolas da Igreja, está sem dúvida a realização dos sacramentos. Embora a pregação primeira seja necessariamente da Palavra
de Deus, a celebração dos sacramentos, mesmo que virtualmente, favorece o encontro da comunidade reunida que apresenta ao Pai suas preces e o louva em espírito e verdade, alimentando a fé e fazendo-a crescer no encontro com o anúncio do Senhor Ressuscitado, presente de forma verdadeira nos tabernáculos dos templos reais (CIC §1327). De tal modo que, por meio da realização dos sacramentos, a Igreja pode ser apresentada em sua totalidade, favorecendo o incentivo para a participação daqueles que são virtualmente atingidos pelo nosso trabalho, a fim de que, de forma concreta, passem da presença na comunidade virtual para a comunidade real. Afinal, as celebrações têm por objetivo fomentar a piedade e devoção eucarística dos fiéis e o amor e o zelo dos mesmos para com o Santo Sacrifício da Missa.

20. É de consenso entre a comunidade virtual que a utilização da liturgia em sua forma integral não ofende nem desmerece a ação redentora presente nos mesmos ritos quando realizados de forma material, muito menos violam nossa fé junto à Igreja, mas só estreita nossos laços de lealdade para com a mesma. Isto exige de nós, como fiéis dispensadores da Palavra, seriedade e fidelidade durante a celebração dos sacramentos, deixando transparecer, por meio de nossos atos, a santidade e a glória da Santa Igreja de Deus, apresentando-a, desta forma, a muitos dos que ainda não a conhecem. Tamanha responsabilidade foi desenvolvida ao longo dos anos. Nem sempre o ritual e liturgias da vida real foram utilizadas no ambiente virtual. Houve diversas flexibilizações e alterações que ao longo do tempo, acabaram por descaracterizar o sentido profundo da Liturgia enquanto “fonte e ápice da vida cristã [16].

21. Embora durante as celebrações em nossa realidade virtual não aconteçam os profundos mistérios que lá encontramos na realidade, os ritos sagrados recordam o sacrifício pascal de Cristo que nos foi entregue. Nesta memória nos alegramos, por nela recebermos a garantia de salvação, o momento mais sublime de Nosso Senhor, o qual deve ser lembrado o mais piedosamente possível. O desprezo para com a Celebração dos rituais e liturgias e a veneração dos santos levanta o questionamento dos rumos que queremos tomar, pois se abandonamos aquilo que nos diferencia das demais seitas e religiões, perdemos nossa característica e identidade próprias do católico apostólico romano. Desta forma, quaisquer que sejam os gestos e sinais aplicados à Liturgia, deverão sempre contribuir para que se elevem as mentes a Deus numa atitude de oração e adoração.

CONCLUSÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS

22. Este concílio cobiçou refletir sobre nossa realidade como comunidade Cristã em Minecraft. Com tal temática, o Concílio almejou, através das discussões no terceiro conjunto de Congregações Gerais, instigar ao povo de Deus a um zelo maior pela Igreja do Minecraft, que muitas vezes é tratada como uma terapia ou um momento de descontração. Porém, este Sagrado Concílio, ratifica que: enquanto estamos agindo em nome de Cristo e pregando a todos, não devemos cometer porfias e nem deslizes na caminhada, mas realizá-la com seriedade e compromisso, para que assim esta possa ter sentido, e ser realizada com amor e devotamento, para a maior glória do Senhor Jesus Cristo, que conta conosco para levar as almas ao conhecimento da Igreja e da Salvação que o próprio Senhor veio nos trazer. Desse modo, a Igreja no espaço virtual é a assembleia do povo de Deus, a comunidade de batizados que agem pelo Seu Sacerdócio Régio e evangelizam todos sem distinção. Por vezes a Igreja foi tratada como obra humana, ou até mesmo um passatempo, mas Ela é obra do Espírito Santo, que inspira os cristãos na caminhada da pregação da Palavra, da Eucaristia e da sã doutrina. Se não vivermos como Cristo, que enche de sentido a nossa existência, viveremos relativizando todas as coisas, não encontraremos a verdade e não encontraremos sentido no que fazemos. Ora, se não encontramos sentido em ser Igreja no Minecraft por que a somos? Acaso não seria muito mais simples se nos reuníssemos apenas para nos divertirmos, conversarmos e sermos livres? Destarte, a Igreja, mesmo nesta realidade virtual do Universos dos Blocos, não deve ser relativizada, mas sim vivenciada a partir da difusão da Palavra viva e eficaz do Senhor pois aqui também a Igreja de Cristo oferece aos homens e mulheres do nosso tempo oportunidades de oração, meditação e partilha da Palavra de Deus. Vivenciando-a seremos “d’Ele, por Ele e para Ele” (Rm 11,36), no serviço da missão e da doação em prol do reinado de Cristo. Assim, esta Igreja peregrina em Minecraft tem por desígnio a difusão da Palavra, a vivência dos mistérios de Deus e da sua reflexão contínua, pois sempre e de qualquer modo que nos encontremos com os outros, somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus até aos confins da terra.



 IOANNES PP.
Pontifex Maximus









✠ Henrique Azevedo Card. Gänswein
✠ Evaldo Von Card. Habsburgo
✠ Pietro Albuquerque Card. Ferraz
✠ Otávio Silva Card. Sousa
✠ Júlio Hoffman Card. Sarto
✠ Rikelme Santos Card. Feitosa
✠ Kauan Fernandes Card. Castelli
✠ Matheus Alves Card. Souza
✠ Felipe Ferreira Card. Ratzinger
✠ Miguel Diniz Card. Steiner
✠ João Paulo Soares
✠ Daniel Souza Bezerra
✠ Cícero Guilherme Ravelli Santos
✠ Edivaldo Bergoglio Wojtyła

———————————

[1] Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, sobre a Igreja (3);
[2] Homilia por ocasião das ordenações diaconais e presbiterais em Bogotá (22 de agosto de 1968): AAS 60 (1968), 614-615.
[3] S. Agostinho, Trat. in Joh., 15, 11: CCL 36, 154.
[4] Mensagem do Papa João Paulo II para a Celebração do 36° Dia Mundial das Comunicações Sociais.
[5] Mensagem do Papa Bento XVI para a Celebração do 47° Dia Mundial das Comunicações Sociais.
[6] Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco.
[7] Constituição Dogmática “Dei Verbum” sobre a Revelação Divina (1,4);
[8] Cf. Rito de Sagração Episcopal, da prece de sagração;
[9] Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, sobre a Igreja (1,2);
[10] Constituição Dogmática “Dei Filius”, do Papa Pio IX;
[11] Constituição Dogmática “Dei Verbum”, sobre a Revelação Divina (1,7);
[12] Constituição Dogmática “Pastor Aeternus'”, do Papa Pio IX;
[13] Doxologia do final da Oração Eucarística, Missal Romano;
[14] Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco.
[15] Constituição Dogmática “Dei Filius”, do Concílio Vaticano I, de Sua Santidade,  Pio IX - da Fé e da Razão, Capítulo III;
[16] Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, sobre a Igreja (11).