Prot. N. 002/04
“Cor unum et anima una.”
(At 4,32)
A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos,
ex auctoritate Summi Pontificis,
Considerando a restauração da IV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, convocado a 23 de janeiro de 2024, a realizar-se no Vaticano, de 11 a 31 de janeiro de 2026, sob o tema “Sínodo para a Comunhão dos Povos: Para que todos sejam um!” (cf. Jo 17,21);
Considerando a necessidade de oferecer aos Padres Sinodais, aos demais participantes e a todo o Povo de Deus uma clara organização temporal dos trabalhos, das celebrações litúrgicas e dos momentos de oração que compõem o itinerário sinodal;
Considerando que o caminho sinodal é sustentado pela oração da Igreja, pela celebração da Palavra de Deus e pelo discernimento comunitário;
Em virtude do mandato recebido,
DECRETA:
Art. 1º Fica divulgado e estabelecido o Calendário Oficial da IV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, conforme segue, devendo ser observado por todos os participantes, salvo disposição em contrário da Presidência da Assembleia ou desta Secretaria Geral:
CALENDÁRIO OFICIAL
I. Tríduo de Oração pelo Sínodo:
– 08 de janeiro de 2026, na Arquibasílica de São João de Latrão, sendo conduzido pelo Colégio Episcopal;
– 09 de janeiro de 2026, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, sendo conduzido pelo Colégio Presbiteral;
– 10 de janeiro de 2026, na Basílica de Santa Maria Maior, sendo conduzido pelos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
II. Solene Concelebração Eucarística de Abertura da IV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos e início dos trabalhos sinodais da Fase Celebrativa:
– 11 de janeiro de 2026, festa do Batismo do Senhor, presidida por Sua Santidade, o Papa Bento VIII, Presidente do Sínodo dos Bispos, concelebrada pelos Padres Sinodais e pelo clero universal, na Basílica de São Pedro.
III. Primeira Sessão Sinodal:
– 12 e 14 de janeiro de 2026, Círculos Menores com as discussões por Comissão, de acordo com os temas elucidados pelo Instrumentum Laboris e apresentados pela Relatoria Geral do Sínodo.
– 16 de janeiro de 2026, Congregação Geral para apresentação dos resultados gerados pelos Círculos Menores e discussão plenária dos temas a partir de tais resultados.
– 18 de janeiro de 2026, Missa pelo Sínodo no Altar da Cátedra, presidida pelo Emmo. Sr. Presidente Delegado.
IV. Segunda Sessão Sinodal:
– 19 e 21 de janeiro de 2026, Círculos Menores com as discussões por Comissão, de acordo com os temas elucidados pelo Instrumentum Laboris e apresentados pela Relatoria Geral do Sínodo.
– 23 de janeiro de 2026, Congregação Geral para apresentação dos resultados gerados pelos Círculos Menores e discussão plenária dos temas a partir de tais resultados.
– 25 de janeiro de 2026, Missa pelo Sínodo no Altar da Cátedra, presidida pelo Emmo. Sr. Presidente Delegado.
IV. Semana de Reflexão e Oração pela Comunhão dos Povos:
– 24 a 29 de janeiro de 2026: período destinado à redação, revisão e harmonização do Documento Final da Assembleia;– 26 de janeiro de 2026: Santo Terço pela Comunhão dos Povos, na Basílica de Santa Maria Maior, diante do ícone da Salus Populi Romani;– 27 de janeiro de 2026: Vigília Ecumênica pela Comunhão dos Povos, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
V. Terceira Sessão Sinodal:
– 30 de janeiro de 2026: Congregação Geral para votação e apresentação do Documento Final e definição das pistas para a Fase Aplicativa, que servirão de base para a Exortação Apostólica Pós-Sinodal.
VI. Solene Concelebração Eucarística de Encerramento da IV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, finalizando os trabalhos sinodais da Fase Celebrativa e iniciando a Fase Aplicativa:
– 31 de janeiro de 2026, memória de São João Bosco, presidida por Sua Santidade, o Papa Bento VIII, Presidente do Sínodo dos Bispos, concelebrada pelos Padres Sinodais e pelo clero universal, na Praça de São Pedro.
VII. Pós-Sínodo:
– 05 de fevereiro de 2026, coletiva de imprensa com o Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, sobre os temas abordados pela Assembleia e questões acerca da Fase Aplicativa.
Art. 2º Todos os momentos celebrativos, deliberativos e de trabalho previstos neste calendário devem ser vividos em espírito de oração, comunhão e escuta do Espírito Santo, segundo o método sinodal proposto pela Igreja.
Art. 3º A Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos reserva-se o direito de introduzir eventuais ajustes no presente calendário, quando necessário, ex auctoritate Summi Pontificis, comunicando-os oportunamente aos participantes.
Art. 4º O presente Calendário entra em vigor na data de sua publicação.
Dado na Sede da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos,
aos 04 dias do mês de janeiro de 2026.
Henricus Card. GÄNSWEIN
Secretarius Generalis


